Ícone do site Tribuna de Minas

Vereadores defendem inclusão de farmacêutico nas equipes

ubs milho branco leo
PUBLICIDADE

O vereador Pardal (União Brasil) defende a inclusão de um profissional farmacêutico na composição das equipes da Estratégia de Saúde da Família e junto aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família que integram o sistema de saúde público de Juiz de Fora. A intenção, inclusive, foi formalizada em um projeto de lei que pretende autorizar a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) a implementar o novo modelo. O texto iniciou tramitação na Câmara na última quarta-feira (24).

O projeto de lei já tem o apoio da maioria dos vereadores, uma vez que, além de Pardal, o texto ainda é subscrito por outros 12 parlamentares: André Luiz (Republicanos), Dr. Antônio Aguiar (União), Cido Reis (PSB), Bejani Júnior (Podemos), Sargento Mello Casal (PTB), Vagner de Oliveira (PSB), Julinho Rossignoli (PP), Juraci Scheffer (PT), Protetora Kátia Franco (Rede), Marlon Siqueira (PP), Maurício Delgado (União) e Tiago Bonecão (Cidadania).

PUBLICIDADE

Para justificar a proposta, Pardal externa o entendimento de que “os farmacêuticos e farmacêuticas são peças essenciais na saúde pública, garantindo à população o acesso a medicamentos e insumos da saúde”. “É o único profissional habilitado para a dispensação de medicamentos, especialmente aqueles tipificados como controlados devido aos riscos inerentes de seu consumo sem controle”, afirma o vereador.

PUBLICIDADE

Como a proposição tem viés autorizativo, caso seja aprovado e transformado em lei, o dispositivo não obriga, necessariamente, a adoção da composição sugerida para as equipes que atuam no Programa Saúde da Família.

Sair da versão mobile