Em protesto contra carga tributária, um posto de combustível de Juiz de Fora irá vender gasolina a R$ 2,052 nesta quinta-feira (1º). O valor corresponde a 43% de desconto sobre o preço médio de R$ 3,571 na cidade, aferido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) entre os dias 30 de abril e 6 de maio. O percentual representa o impacto de tributos como a CIDE, o PIS/Cofins e o ICMS sobre o valor final dos combustíveis. A ação é coordenada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL), que realiza, pela primeira vez no município, o Dia da Liberdade de Impostos. O estabelecimento que sediará a iniciativa, que começa às 9h, será o Posto Man GNV, localizado na Avenida Sete de Setembro 743, no Bairro Costa Carvalho.
A ação começas às 9h e é limitada a mil litros de gasolina, restritos a R$ 41 por carros e a R$ 16 por motocicletas. Assim, serão abastecidos 40 automóveis e 24 motos, organizados mediante ordem de chegada e sequência de senhas. O abastecimento só poderá ser efetuado diretamente no tanque do veículo, e o pagamento será efetuado apenas em dinheiro. “É fundamental trazer para uma cidade importante como Juiz de Fora o Dia da Liberdade de Impostos, que já acontece em todo o Brasil. Nosso objetivo é chamar a atenção da população para quem realmente é o vilão do preço elevado dos produtos, principalmente nos combustíveis, que são os tributos. Queremos conscientizar a todos que nós empresários também somos prejudicados pela alta carga tributária, e não somente o consumidor final”, afirma a representante regional do Minaspetro, Renata Camargo.
Já o presidente do Minaspetro, Carlos Guimarães Jr., destaca a visibilidade da campanha perante à sociedade. “No Dia da Liberdade de Impostos, os consumidores saem do posto satisfeitos com o preço, dizendo que esse é o valor justo a ser cobrado pelos combustíveis, e percebem que o verdadeiro vilão não são os postos, mas sim os tributos incidentes”, considera.
Para o presidente da CDL, Marcos Casarin, a iniciativa é um forma de conscientizar a população sobre o volume de impostos pagos atualmente sobre os produtos. “Nós como parceiros do comércio nos colocamos ao lado dos empreendedores no sentido de educar a população para a realidade vivida pelos empresários ao colocar preço em seus produtos.”