Ícone do site Tribuna de Minas

Comissão de urbanismo da Câmara agenda visitas às barragens de JF

represa by olavo
PUBLICIDADE

Duas visitas às barragens de Juiz de Fora, na próxima semana, foram agendadas pela Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal. A comissão, que é formada pelos vereadores Zé Márcio Garotinho (PV), Wanderson Castelar (PT), Adriano Miranda (PHS) e Kenedy Ribeiro (MDB), reuniu-se nesta terça-feira (29), com o propósito de discutir ações a respeito da situação das barragens na cidade, ficando definidas as visitas, para as quais serão convidados todos os vereadores com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre a questão.

LEIA MAIS:

A primeira acontece na próxima terça-feira (5), a partir das 8h, nas duas barragens de rejeitos de Juiz de Fora: a Barragem da Pedra e a Barragem dos Peixes, que possuem, respectivamente, 1,5 milhão e 800 mil metros cúbicos. Ambas pertencem ao grupo Votorantim e estão sob responsabilidade da Nexa Resources, sendo que a Barragem dos Peixes atualmente encontra-se inativa. “A intenção é averiguar a segurança e o volume destas barragens, além da conversa sobre as duas estruturas de resíduos industriais. Iremos aproveitar a oportunidade para discutir a situação da Represa de Picada – que é de geração de energia elétrica, mas que também é da responsabilidade do Grupo Votorantim”, afirma Zé Márcio.

PUBLICIDADE

No dia seguinte (6), a visita será na Represa Dr. João Penido, pertencente à Cesama. Ela possui 16 milhões de metros cúbicos e abastece a maior parte da cidade. A Comissão de Urbanismo destaca que estas são as primeiras duas visitas de uma série que pretende realizar.

Os vereadores ressaltam que esta é uma discussão recorrente dentro da Comissão de Urbanismo. “Não é a primeira vez que o assunto é debatido pela comissão. A nossa preocupação é constante, mas, diante da tragédia em Brumadinho, torna-se urgente dar uma resposta à população em relação ao que fatalmente vem à cabeça de todos, neste momento: como estão às barragens, sobretudo as de rejeitos, em Juiz de Fora?”, disse Castelar. Trata-se da continuidade de um trabalho que já vem sendo realizado pela Comissão de Urbanismo desde 2016 e, também, de uma ação preventiva.

Para acompanhar a comissão, serão convidados, entre outros órgãos, representantes do Ministério Público, da Secretaria de Meio-ambiente do município, das faculdades de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

PUBLICIDADE

Audiência pública

Em relação à audiência pública que foi solicitada pelos vereadores Marlon Siqueira (MDB) e Cido Reis (PSB) para discutir a situação das barragens de Juiz de Fora, a data só deve ser definida após o recesso parlamentar, que termina no dia 15 de fevereiro.

Sair da versão mobile