Ícone do site Tribuna de Minas

Sebrae lança guia com dicas para candidatos

mesários aparecem como voluntários nas eleições 2020, apesar da pandemia
PUBLICIDADE

Na segunda-feira (28), foi realizado o lançamento do guia “10 Dicas do Sebrae para o Candidato”, documento que reúne propostas de políticas públicas para os futuros prefeitos e prefeitas, bem como vereadores e vereadoras que serão eleitos em novembro. De acordo com o Sebrae, estimular o empreendedorismo e os pequenos negócios locais é um dos caminhos para promover o desenvolvimento econômico diante da crise causada pela pandemia da Covid-19. O guia está disponível no site www.sebrae.com.br/minasgerais.

Os pequenos negócios correspondem a 99,1% das empresas e 61% dos empregos formais de Minas Gerais, e estão entre os mais impactados pela pandemia. “Eles nunca precisaram de um olhar tão atento dos gestores públicos como agora”, avalia o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz. “A recuperação será lenta e gradual e dependerá das medidas que serão tomadas daqui em diante. Os candidatos precisam ter um olhar mais atento para este importante motor da nossa economia. Afinal, são mais de 2,3 milhões de estabelecimentos que respondem por 27% do PIB estadual.”

PUBLICIDADE

Sugestões
As propostas contidas no documento contribuem para a criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo e ao fomento aos pequenos negócios. Dentre elas estão: priorizar a gestão de empregos; desburocratizar e simplificar a vida dos empreendedores; promover o empreendedorismo na escola e a qualificação de quem mais precisa; incentivar a cooperação e o crédito; e desenvolver vocações do município.

PUBLICIDADE

As dicas sugeridas pelo Sebrae se desdobram em cem ideias para o plano de governo de desenvolvimento econômico dos municípios, divididas em medidas emergenciais e estruturantes. A produção do documento conta com o apoio da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), do Instituto Rui Barbosa, com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.

Sair da versão mobile