Ícone do site Tribuna de Minas

Verdade, memória e justiça são debatidos em seminário nesta quinta

PUBLICIDADE

Verdade, memória e justiça são os temas que fazem parte da primeira rodada de palestras na programação, desta quinta-feira (30), no seminário “30 anos de Constituição: que país é esse?. O evento começa, a partir das 16h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, no Centro. A abordagem das temáticas vão ficar a cargo da advogada e ex-presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, Nadine Borges, e da jornalista da Tribuna de Minas, Daniela Arbex, autora dos livros “Holocausto brasileiro”, “Cova 312” e “Todo dia a mesma noite, a história não contada da boate Kiss”. Em seguida, às 19h, a subprocuradora-geral da República, Deborah Duprat, entra em cena para falar sobre direitos humanos e grupos vulneráveis. O seminário é organizado pela Comissão de Direito Constitucional da Subseção da OAB local em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA).

A programação, que dura até sexta-feira (31), tem como objetivo promover discussões e reflexões sobre a vigência da Carta Magna nos últimos 30 anos. Entre os palestrantes desta sexta, está a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia, e o jurista e ex-ministro Eros Grau, procuradores, desembargadores e professores universitários. Nesta quarta-feira (29), as palestras ficaram por conta de Bernardo Gonçalves, advogado e professor da PUC/MG e da UFMG; e Raphael Carvalho Vasconcellos, também advogado e professor da UERJ e da UFFRJ e ex-Secretário Geral do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul. Ambos falaram sobre direitos humanos e a ordem internacional e direitos fundamentais da Constituição de 1988.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile