Na noite deste sábado (27), o Ibope e o Datafolha divulgaram suas últimas pesquisas na véspera das eleições presidenciais que acontecem neste domingo, em votação que vai da 8h às 17h. Assim como já havia ocorrido ao longo de todo o segundo turno, os dois institutos dão vantagem ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), que aparece à frente do ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT).
De acordo com os números do Ibope, em uma simulação da votação válida que considera apenas os eleitores que manifestaram voto a um dos dois candidatos envolvidos na disputa, Bolsonaro teria o apoio de 54% do eleitorado, contra 46% do petista. Já no levantamento do Datafolha, o candidato do PSL aparece com 55%, enquanto o petista computa 45%.
Para fazer a projeção dos votos válidos, o Ibope descartou as manifestações de votos em branco e nulo, da mesma maneira que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz para a consolidação do resultado. Para além das regras do TSE, o recorte também desconsiderou a parcela do eleitorado que se disse indeciso sobre a disputa entre os dois candidatos.
Segundo o Ibope, Bolsonaro variou de 57% para 54% em quatro dias, entre terça-feira e sábado, enquanto Haddad passou de 43% para 46%. Neste caso, as variações ocorreram acima da margem de erro da amostragem, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os números do Datafolha apontam que o candidato do PSL foi de 56% na última quinta-feira para 55% no atual levantamento. Em dois dias, o petista foi de 44% para 45%. Aqui, a movimentação foi dentro da margem de erro, que também é de dois pontos.
Segundo os números do Ibope, considerando todo o universo de eleitores entrevistados pelo instituto, Bolsonaro tem o apoio o apoio de 47% dos eleitores ouvidos pelo instituto; Haddad tem 41%. Ainda segundo a pesquisa, 10% manifestaram a intenção de votar em branco ou anular o seu voto; enquanto 2% estão indecisos e não souberam se posicionar ou não responderam ao questionamento. Já de acordo com o Datafolha, o candidato do PSL tem 47%; e o petista, 39%. Brancos e nulos somam 8% e indecisos totalizam 5%.
Para a consolidação da pesquisa, o Ibope entrevistou 3.010 eleitores entre os dias 26 e 27 de outubro. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pelo jornal “O Estado de São Paulo” e pela TV Globo e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02934/2018.
Já o Datafolha ouviu 18.371 eleitores em 340 municípios entre os dias 26 e 27 de outubro. Uma vez mais, a consulta tem margem de erro de dois pontos e nível de confiança de 95%; e foi contratada pela “Folha de São Paulo” e, novamente, pela TV Globo, sob o registro BR-02460/2018.