Ícone do site Tribuna de Minas

Após anos de espera, Penido e Humaitá recebem antenas de telefonia móvel

TORRE CAPA Divulgacao
PUBLICIDADE

Antenas de telefonia móvel já foram instaladas em mais dois distritos de Juiz de Fora. Com isso, aumentam as expectativas de moradores de Humaitá e Penido, que, há anos, anseiam pela oferta dos serviços. A entrada em operação do equipamento, todavia, ainda depende da superação de burocracias técnicas nas duas localidades. As antenas estão sendo instaladas pela operadora Claro S.A., vencedora de chamamento público realizado pelo Governo de Minas Gerais.

Em maio de 2020, os distritos de Monte Verde, Valadares, Humaitá, Caeté e Penido foram avalizados pelo Governo de Minas para integrar o programa de acesso à telefonia móvel e internet 3G, no âmbito do programa Alô, Minas!, que substituiu o antigo Minas Comunica. As instalações das antenas em Penido e em Humaitá ocorrem como desdobramento da ação, que já havia resultado na disponibilização de um equipamento em Caeté. A situação mais atrasada é do distrito de Monte Verde.

PUBLICIDADE
Entrada em operação do equipamento depende da superação de burocracias técnicas (Foto: Divulgação)

A articulação entre os distritos e o Executivo estadual para a adesão ao Alô, Minas! foi realizada pela Comissão de Telefonia e Internet Móvel da Câmara Municipal de Juiz de Fora ao menos desde 2015. A candidatura ao programa passava pela elevação dos antigos povoados a distritos. Em outubro de 2018, o prefeito Antônio Almas (PSDB) sancionou a lei para atribuir às localidades a condição de distritos, mas, à época, o prazo para a adesão à segunda edição do Minas Comunica havia se esgotado.

PUBLICIDADE

Em julho de 2019, os vereadores Marlon Siqueira (PP) e Vagner de Oliveira (PSB), integrantes da Comissão de Telefonia, reuniram-se, em Belo Horizonte, com representante da Superintendência Central de Governança Eletrônica da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Rodrigo Diniz, para pleitear a participação dos distritos juiz-foranos no programa. Além de Marlon e Vagner, integram o colegiado os vereadores José Márcio (Garotinho, PV) e Carlos Alberto Mello (Mello Casal, PTB).

O pleito pelo serviço das comunidades que vivem nessas áreas é antigo, mas começou a ser encaminhado a partir de 2018, quando as localidades de Caeté de Minas, Humaitá de Minas, Monte Verde de Minas, Penido e Valadares foram reconhecidas como distritos de Juiz de Fora, após a sanção de uma legislação municipal. À época, no entanto, o reconhecimento não ocorreu a tempo de incluir as áreas no Programa Minas Comunica II, do Governo estadual, que antecedeu o atual Alô Minas.

PUBLICIDADE

“Depois que conseguiu ser reconhecido como distrito foi que chegou a pavimentação da rua, pois era um poeirão danado. Agora já tem iluminação de LED”, explica a representante da Associação dos Moradores de Penido, Taynara do Nascimento Rodrigues. Agora, porém, ainda persiste a expectativa pela chegada do sinal de telefonia móvel na comunidade, uma espera que parece perto do fim.

“Isso é muito importante para os moradores do distrito. Até por questões de saúde, para conseguir ligar para unidade de saúde e fazer um agendamento, sem precisar acordar tão cedo para chegar no postinho e conseguir uma vaga. Pode fazer uma ligação para uma escola. É um distrito mais afastado do Centro de Juiz de Fora, mas que precisa ser agregado ao resto da cidade. Essa é uma forma de incluir a gente”, avalia Taynara.

PUBLICIDADE

Após a sanção da legislação, em 2018, Juiz de Fora passa a ser composta por nove distritos: Distrito Sede, Sarandira, Caeté de Minas, Torreões, Humaitá de Minas, Monte Verde de Minas, Rosário de Minas, Penido e Valadares. Em três deles, foi necessário acrescentar um complemento aos nomes – Humaitá, Monte Verde e Caeté -, devido à existência de homônimos no território nacional.

Trabalho legislativo

Já há alguns anos a viabilização da instalação da antena nos distritos tem sido um dos principais focos dos trabalhos da Comissão de Ciência e Tecnologia, Telefonia e Comunicação da Câmara Municipal de Juiz de Fora, que fez parte das intermediações com os poderes municipais que antecederam as discussões travadas com o Município e com o Governo do Estado para a instalação dos equipamentos.

Integrante da comissão, o vereador Vagner de Oliveira (PSB) conversou com a reportagem e classificou como mais uma vitória a instalação das antenas em Humaitá e em Penido. “Estamos nessa luta desde antes destas localidades serem reconhecidas como distritos. Ver, enfim, os investimentos do Município e do Estado chegando nessas localidades é uma felicidade muito grande”, avaliou o parlamentar.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile