No próximo final de semana, o eleitor juiz-forano terá um motivo a mais para regularizar a situação eleitoral. A unidade de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) na cidade, localizada na Avenida Presidente Itamar Franco, 1.420, no Centro, funcionará no sábado (30) e no domingo (1º) em expediente de plantão. O esquema especial do Cartório Eleitoral acontecerá às vésperas do encerramento do prazo para resolver as pendências eleitorais, que vai até a próxima quarta-feira (4).
O funcionamento da unidade será entre meio-dia e 18h ao longo dos dois dias. Segundo o servidor da Justiça Eleitoral Eduardo Braga, o eleitor pode realizar todos os procedimentos necessários durante o plantão, como o cadastramento ou a atualização de local de voto, além das demais pendências que o indivíduo pode ter. O atendimento presencial se junta à possibilidade de realizar os processos de maneira on-line por meio da plataforma Título Net.
De acordo com Braga, o comparecimento de eleitores e as solicitações que chegam à unidade pela via on-line teve crescimento exponencial nesta semana. A expectativa do servidor é que a demanda aumente gradualmente até o final do prazo para a regularização, na próxima semana.
O limite de 4 de maio vale para quem precisa obter o documento para votar pela primeira vez; e também para a solicitação de mudanças como a inclusão do nome social, atualização de dados cadastrais, transferência de município e transferência para seção com acessibilidade.
Boom no cadastro de jovens
Matéria publicada na Tribuna na terça-feira (26) mostrou que o número de jovens que tiraram título de eleitor bateu recorde em Minas Gerais. Cerca de 110 mil pessoas com idade entre 15 e 18 anos tiraram seu título de eleitor pela primeira vez no estado nos três primeiros meses de 2022. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esta é a maior procura pelo título de eleitor em um ano de eleições gerais quando comparada aos pleitos de 2018 e 2014, quando foram emitidos 877.082 e 854.838 novos títulos, respectivamente.
Jovens de 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e idosos com 70 anos ou mais têm voto facultativo. Por outro lado, a participação nas eleições é obrigatória para eleitores com idades entre 18 e 69 anos. A ausência de voto e justificativa em três turnos consecutivos de votação gera o cancelamento do título do grupo que possui obrigatoriedade.