Atualizada às 20h15
O ofício encaminhado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte e Trânsito (Sinttro) ao Cinturb (Consórcios Integrados do Transporte Urbano), para a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e para a Polícia Militar (PM) indica o início da paralisação da atividade de motoristas e trocadores a partir das 8h30, com previsão de término às 15h30. O horário encaminhado no documento foi confirmado pelo presidente do Sinttro, Vagner Evangelista. Ele ainda afirmou que os representantes do sindicato devem ir para as portas das garagens das empresas a partir de 0h (meia -noite desta quinta), para orientar os trabalhadores. “Eles podem aderir ou não ao movimento. Não será feito piquete.”
Ao longo da tarde dessa quinta, o vice-presidente do Sinttro, Claudinei Janeiro, chegou a afirmar que a categoria suspenderia as atividades a partir da meia-noite, mas o presidente afirmou que vale o que está no ofício. Lideranças de sindicatos, centrais e movimentos sociais que integram o Fórum Sindical e Popular se reuniram também nessa quinta-feira (27) com a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte e Trânsito (Sinttro) para deliberar sobre a Greve Geral convocada para esta sexta-feira (28) contra as reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo Governo do presidente Michel Temer (PMDB).
Na cidade, uma manifestação está agendada para as 9h desta sexta, com concentração na Praça da Estação, no Centro. Em Juiz de Fora, sindicatos e centrais dão como certa a adesão de diversas categorias à Greve Geral. Além de motoristas e cobradores dos ônibus municipais, também devem paralisar atividades professores, médicos, bancários, policiais civis, servidores municipais e comerciários, entre outros.
>> Categorias confirmam adesão a protestos contra reformas trabalhista e previdenciária
>> Confira como ficam os serviços nesta sexta-feira em JF
A informação foi repassada à Tribuna por representantes do fórum. A reportagem busca neste momento contato com a direção do Sinttro para confirmar a nova definição sobre a adesão de motoristas e cobradores à Greve Geral. A decisão de que nenhum ônibus deixe as garagens a partir da meia-noite desta quinta, no entanto, já foi veiculada nas redes sociais por página ligada aos organizadores do ato, que segue agenda nacional, na cidade. “O Fórum Sindical e Popular, junto com a diretoria do Sindicato dos Rodoviários (Sinttro), informa à população que amanhã, 28 de abril, não haverá circulação dos ônibus urbanos devido adesão à Greve Geral. Informamos que neste dia nenhum ônibus sairá das garagens a partir da meia-noite”, afirma a nota.
Vice-presidente do Sinttro, Claudinei Janeiro confirma a informação e diz que a decisão foi tomada pelo fórum – do qual o Sinttro faz parte -, deliberação que acabou acatada pelo sindicato. Segundo o sindicalista, a intenção era de que motorista e cobradores rodassem até as 8h30 para garantir que os manifestantes tivessem acesso à Praça da Estação. Contudo, o entendimento do fórum teria sido de que o movimento ganha força e intensidade com a paralisação dos serviços de transporte coletivo a partir de meia-noite. Em nota, os representantes dos consórcios que integram o Cinturb informaram que a posição de ambos (Manchester e Via JF) é de que as empresas vão fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que o sistema de transporte urbano de Juiz de Fora funcione normalmente nesta sexta-feira. “O objetivo é garantir o direito de ir e vir aos usuários e funcionários, independente do horário em que o Sindicato da categoria defina como período de adesão ao movimento”, pontua a nota.