Ícone do site Tribuna de Minas

Miss Brasil Gay, Rainbow Fest Brasil e Festa das Nações podem entrar no Calendário Oficial de JF

Miss Brasil Gay
PUBLICIDADE

Projetos de lei que propõem incluir o Miss Brasil Gay, o Rainbow Fest Brasil e a Festa das Nações no Calendário Oficial de Juiz de Fora foram aprovados em terceira discussão na Câmara Municipal nesta terça-feira (26). Os projetos, agora, dependem da sanção do Executivo.

As propostas para o Miss Brasil Gay e para o Rainbow Fest foram apresentadas pela vereadora Cida Oliveira (PT). Na justificativa para a aprovação da entrada do concurso gay no Calendário Oficial, ela reforça o fato de que a cidade sedia o evento há mais de 40 anos, sendo, inclusive, destino turístico para pessoas de todo o Brasil, “reacendendo na cidade de Juiz de Fora o debate sobre diversidade e combate ao preconceito”, diz o texto.

PUBLICIDADE

“O processo de profissionalização do concurso trouxe cada vez mais convidados à cidade, e sua visibilidade cada vez mais reconhecida em todo país, proporcionou que a essência do evento fosse copiada em diversos estados, que passaram a enviar suas próprias concorrentes, através de concursos regionais por onde atualmente se tem acesso ao concurso nacional”, segue Cida, na justificativa. A vereadora ainda narra a relação existente entre o Miss Brasil Gay e o Rainbow Fest Brasil, que acontecem, geralmente, no mesmo período na cidade.

PUBLICIDADE

Sobre o Rainbow Fest Brasil, o projeto de lei justifica que, além de ser um evento que tem viés de defesa dos direitos humanos, também atrai turistas de todo o Brasil. “Por meio do Rainbow Fest, manifestações artísticas da identidade gay são expostas no teatro, dança, mostras, feiras e festas. Paralelamente à programação cultural e festiva, o evento traz à tona o debate de importantes questões relacionadas às homossexualidades, como: educação, militância, direitos, sexo seguro, além de dar visibilidade para a causa gay, o que abre caminhos para a consolidação da cidadania homossexual.”

E segue: “Além disso, o Rainbow Fest Brasil se consolidou como um dos mais tradicionais eventos festivos e gratuitos da cidade de Juiz de Fora e da região da Zona da Mata Mineira”. Tanto o Miss Brasil Gay quanto o Rainbow Fest têm indicações para acontecerem, preferencialmente, no terceiro final de semana de agosto de cada ano.

PUBLICIDADE

Festa das Nações acontece desde os anos 50

Já a inclusão da Festa das Nações no Calendário Oficial da cidade é um projeto apresentado pelo vereador Marlon Siqueira (PP). O evento começou a ser realizado no final dos anos 1950, no Bairro Bom Pastor, primeiro como forma de arrecadar recursos para obras da igreja do bairro, e marcou as seguintes gerações, principalmente na década de 1980. Em seguida, passou a ser realizada em outros lugares. As duas últimas edições aconteceram na praça do Bairro São Mateus.

“Com ênfase na gastronomia, a festa busca valorizar a troca cultural entre os povos imigrantes, que contribuíram para o surgimento e fortalecimento da cultura alimentar de nossa cidade. (…) Essa troca de saberes forma um verdadeiro caldeirão cultural, que movimenta o turismo, a economia e gera riqueza. Juiz de Fora recebeu um grande volume de imigrantes ao longo dos seus mais de 170 anos de história. (…) O propósito da Festa das Nações é valorizar esta troca de sabores, gerando renda e oportunidades para os participantes. O evento movimenta e economia local e se destaca como meio de atrativo turístico, cultural e de entretenimento”, justificou Marlon no projeto de lei.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile