Ícone do site Tribuna de Minas

Apesar de avanço, estudantes permanecem na Reitoria

PUBLICIDADE

Estudantes que participam do movimento “Ocupa UFJF” decidiram, em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (25), permanecerem na Reitoria, mesmo após conquistarem avanços nos pleitos apresentados em reunião com a Administração Superior, também ocorrida em igual data, e apelo feito pelo reitor Julio Chebli para não prejudicar serviços essenciais. “A não realização das atividades ali desenvolvidas implica numa interrupção de serviços essenciais ao bom funcionamento da universidade, com graves prejuízos às atividades de ensino, pesquisa e extensão e consequentes imputações de responsabilidades a todos os membros da administração da UFJF”, justificou Chebli.

A comissão à frente do movimento e o reitor debateram 47 pontos de pauta e, em boa parte deles, houve entendimento. O reitor ainda anunciou que o pagamento dos auxílios emergenciais – de R$ 400 – já foi iniciado e que os valores serão creditados nas contas dos estudantes nos próximos dias.

PUBLICIDADE

Conforme publicação na página do “Ocupa UFJF” no Facebook, houve avanços em pautas relativas a segurança no campus da cidade, ações afirmativas, transporte, orçamento participativo, Plano de Desenvolvimento Institucional, Campus Avançado de Governador Valadares e Plano Diretor do Campus JF, além da instituição de prazos para a entrega das moradias estudantis.

PUBLICIDADE

De acordo com a UFJF, o reitor respondeu a todas estas questões. Quanto aos auxílios estudantis, Chebli disse que aguarda confirmação de agenda com o Ministério da Educação para ter informações a respeito dos cortes orçamentários e o volume disponível para este ano. Assim que obtiver retorno, ele irá informar aos alunos.

Os estudantes ainda realizaram a entrega de uma carta-manifesto pedindo por mais transparência da UFJF, solicitando que todas as reuniões deliberativas sejam transmitidas ao vivo, pela internet. Assim, ficou determinado um prazo até o dia 3 de junho, para que os C.As e D.As que compõem o fórum de segurança possam elaborar propostas de realização do streaming a serem votadas no Conselho Universitário (Consu).

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile