Ícone do site Tribuna de Minas

Câmara aprova projeto de lei que exige placas contra discriminação

Debate será promovido pela JFTV Câmara

Nos últimos cinco pleitos, cerca de 400 postulantes tentaram vaga no Legislativo. Marco atingido neste ano é inédito

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou o projeto de lei nº 92/2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de placa que informe sobre a proibição de qualquer tipo de discriminação em elevadores de edifícios particulares e estabelecimentos como bares, comércios, restaurantes, lanchonetes, clubes e casas de festas.

O projeto, de autoria do vereador Júlio César Rossignoli (Julinho, Patriota), foi aprovado em terceira discussão na última quinta-feira (23), e agora segue para avaliação do Executivo. De acordo com o texto, o termo “discriminação” refere-se a todo ato discriminatório, “incluindo aqueles ligados a raça, sexo, cor, origem, orientação sexual, identidade de gênero, condição social, idade, deficiência física ou intelectual, ou doença não contagiosa”.

Na proposta, o autor argumentou que o Brasil, embora seja um país diverso, ainda enfrenta atitudes discriminatórias entre a população. “Sabemos que a Constituição Federal demonstra a preocupação em promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, entretanto, a vivência diária nos faz concluir que as determinações contidas na Carta Magna não são fielmente seguidas por todos.”

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile