O aumento da criminalidade nas áreas rurais de Juiz de Fora foi tema de audiência pública, nesta quinta-feira (25), na Câmara Municipal. O encontro foi proposto pelos vereadores Marlon Siqueira (PMDB) e Sargento Mello Casal (PTB). De acordo com dados da PM, somente neste ano foram registrados quatro mortes violentas, 68 furtos e 13 roubos em 11 localidades rurais.
O comandante do 27º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Oterson Nocelli, ressaltou que o policiamento nas regiões rurais já é realizado, mas não descartou a possibilidade de otimizar a patrulha em localidades mais afastadas. No entanto, segundo ele, não é estratégia da PM criar postos fixos de policiamento, apesar da demanda de muitos moradores, e sim priorizar o atendimento às ocorrências por meio de viaturas. “Os postos demandam pessoal, viaturas e material. Já o atendimento através de viaturas, além de mais rápido percebemos ser mais eficaz”.
O superintendente do Procon, Eduardo Schroder, diante das dificuldades com relação à telefonia, comprometeu se reunir com a Comissão de Telecomunicação da Câmara e, se necessário, ampliar a cobertura por meio de uma ação civil pública. “Dessa forma, as comunidades terão mais facilidade de contato com a polícia em caso de crime, além de agilizar o trabalho da corporação, possibilitando o atendimento rápido e a prisão de suspeitos.”
Os vereadores que solicitaram a realização da audiência pública disseram que, desde o início deste mandato, vêm sendo procurados por produtores rurais, que pedem mais segurança para suas comunidades.