Ícone do site Tribuna de Minas

Prefeita e secretários vistoriam situação do córrego de Santa Luzia

margarida
Margarida Salomão (ao centro) esteve com populares, lideranças e representantes do Poder Público no Santa Luzia (Foto: PJF/Divulgação)
PUBLICIDADE

A prefeita Margarida Salomão visitou o Bairro Santa Luzia, Zona Sul de Juiz de Fora, nesta sexta-feira (24). O objetivo era vistoriar as ações emergenciais necessárias no córrego do bairro. Também participaram da visita o secretário de Obras (SO) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Lincoln Lima; o diretor-presidente da Cesama, Júlio Teixeira; o subsecretário da Defesa Civil, Luiz Fernando Martins; o vereador José Márcio (Garotinho, PV) e representantes da Sociedade Pró-Melhoramentos de Santa Luzia. Conforme a PJF, na manhã da próxima segunda-feira (27), uma limpeza do córrego será feita, pela SO e pelo Demlurb, para remover entulhos e dar seguimento aos estudos em andamento, a fim de superar a situação que há anos aflige aquela comunidade.
Depois da forte chuva que atingiu o Bairro Santa Luzia na noite do dia 17 de deste mês, o córrego transbordou, deixando um rastro de lama pela Avenida Ibitiguaia no dia seguinte, além de prejuízos para moradores e comerciantes, com a perda de seus pertences e produtos. Na ocasião, como pôde ser observado em diversos vídeos que circularam pelas redes sociais, era possível ver veículos, inclusive ônibus, tomados pelas águas. Alguns carros de passeio chegaram a ser arrastados pela força da correnteza.
Conforme a Defesa Civil, foram oito ocorrências registradas entre a noite daquela sexta e o sábado. O órgão também informou que as chuvas de 50 milímetros que atingiram a Zona Sul do município, por cerca de uma hora, foram um fenômeno fora do comum, reflexo da mudança climática que afeta o mundo inteiro e que já vinha causando estragos nos últimos dias na Bahia, no Espírito Santo e em outras cidades de Minas Gerais.

Sair da versão mobile