A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou, nesta quarta-feira (24), um Projeto de Lei que busca a implantação de um programa nutricional específico para pessoas portadoras de diabetes na cidade.
Caso o projeto seja sancionado, a Prefeitura terá seis meses para fazer valer medidas como a oferta de um cardápio adaptado para diabéticos no Restaurante Popular Municipal. Além disso, todos os estabelecimentos de saúde municipais deverão oferecer acompanhamento nutricional para essas pessoas, sendo proibida a recusa dessa assistência.
Idosos, crianças, gestantes e pessoas cadastradas no CadÚnico têm prioridade no programa, assim como usuários dos serviços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O autor do projeto, vereador Tiago Bonecão (PSD), justifica que o objetivo é tornar acessível o serviço “imprescindível”, já que, quando a alimentação de pessoas com diabetes é “feita de forma inadequada, quer seja pela falta de informações, quer seja por falta de recursos, estes indivíduos podem agravar sua condição, sofrer danos permanentes ou, nos casos mais graves, chegar até a óbito”.