Ícone do site Tribuna de Minas

Câmara quer divulgação da relação de bens do Município no Portal da Transparência

sede da PJF em Juiz de Fora

Prédio sede da Prefeitura de Juiz de Fora

PUBLICIDADE

Avançou na Câmara Municipal um projeto de lei que atribui à Prefeitura a competência de publicar, no Portal da Transparência do Município, a relação de todos os bens móveis e imóveis pertencentes à Administração Pública Municipal. O texto é de autoria do vereador João Wagner (PSC) e foi aprovado em três turnos nesta sexta-feira (22). Agora, o dispositivo segue para sanção ou veto da prefeita Margarida Salomão (PT).

Com a aprovação, a exigência pode valer tanto para órgão da Administração Direta e da Administração indireta. Em outras palavras, o objetivo da proposta é estabelecer da política de gestão dos bens móveis da Prefeitura, sob aspectos como eficiência, economicidade, sustentabilidade, transparência e controle, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e interesse público.

PUBLICIDADE

Segundo o projeto de lei, a publicação da relação de bens deverá ser em formato de planilha em ordem cronológica, separados por secretarias e autarquias. A lista deverá conter informações como data da aquisição do bem móvel; origem; número do registro de controle interno; e situação atual.

PUBLICIDADE

O texto ainda define que os dados devem ser atualizados a cada três meses. A divulgação deve atender a requisitos como oferecer ferramentas de pesquisa de conteúdo; e possibilitar a impressão de relatórios, planilhas e textos. “Os gestores são eleitos e remunerados para administrar os recursos públicos e a prestação de contas da gestão realizada pelos representantes da população é essencial”, defende o vereador João Wagner.

Sair da versão mobile