Decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) suspendeu o cancelamento dos títulos eleitorais de cidadãos que não fizeram a revisão biométrica. A medida foi tomada em função da suspensão dos atendimentos presenciais para regularização da situação eleitoral, e autoriza eleitores de 148 municípios mineiros – incluindo Juiz de Fora – a participarem normalmente das Eleições 2020.
Em Juiz de Fora, está suspenso, desde o último dia 16 de março, a regularização eleitoral realizada na Câmara Municipal de Juiz de Fora, junto com os demais atendimentos costumeiramente realizados na Casa. Cerca de 80 mil pessoas tinham essa como a última chance de ficar em dia com o cadastro eleitoral após perder o prazo do recadastramento biométrico, que começou ainda no primeiro semestre de 2019 e foi encerrado em março deste ano. A nova data-limite para resolver as pendências ia até o próximo dia 6 de maio.
Com a medida, as eleições deste ano não serão impactadas pelo cancelamento dos títulos. Além disso, eleitores que desejarem transferir sua inscrição eleitoral para outro município podem solicitar o processo via site do TRE-MG. O cancelamento do título, desta vez, passa a ser previsto apenas para novembro, após o período eleitoral, e os eleitores não sofrerão quaisquer penalizações pelas pendências.