Ícone do site Tribuna de Minas

Vereador quer suspensão de feriados municipais em Juiz de Fora

comercio rua calcadao coronavirus by fernando

De acordo com a PJF, houve agravamento de alguns indicadores monitorados pelo município, como taxa de ocupação de leitos de UTI adulto, variação no número de óbitos e risco de esgotamento de leitos de UTI (Foto: Fernando Priamo)

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Juiz de Fora vai debater a possibilidade de suspensão os feriados municipais estabelecidos para o ano de 2021, que recaiam em dias úteis. A proposta é oriunda de projeto de lei apresentado pelo vereador Marlon Siqueira (PP), que sugere a medida como forma de evitar a disseminação da pandemia do coronavírus e de contribuir para a recuperação da economia local.

Marlon quer ainda a revogação dos “pontos facultativos estabelecidos, de cumprimento pelos Órgãos e Entidades da Administração Direta e Indireta do Município, sem prejuízo da prestação de serviços considerados essenciais.”

“No contexto em que estamos vivendo, atento aos impactos de ordem social e econômica que a pandemia do coronavírus (Covid-19) tem trazido à nossa cidade, se medidas urgentes não forem tomadas, poderá se transformar em uma crise alimentar, humanitária e política, sem precedentes”, considera Marlon.

PUBLICIDADE

De acordo com a proposição, a medida teria caráter transitório e emergencial. A matéria ainda deixa em aberto a possibilidade de serem suspensos também os feriados nacionais.

“De acordo com o calendário, Juiz de Fora tem como costume ‘emendar’ alguns feriados que ocorrem no meio da semana. Nesta ocasião, parte relevante da população viaja para outras cidades e acabam se expondo a aglomerações, e, quando retornam, podem fazer com que o vírus circule na cidade, agravando ainda mais nosso sistema de atendimento médico”, afirma o vereador.

Assim, o parlamentar defende a proposta “para conter a disseminação do vírus e preservar a saúde”. “Diante disso, nossa economia sofre com períodos de restrições e, consequentemente, mais empresas fecham suas portas, gerando mais desemprego e menos renda em nossa economia local”, pontua.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile