Ícone do site Tribuna de Minas

Pesquisa aponta vantagem para Lula e Zema na preferência do eleitor mineiro

montagem lula e zema
PUBLICIDADE

O Instituto F5 Atualiza Dados divulgou, nesta segunda-feira (22), pesquisa sobre a intenção de voto do eleitor mineiro nas disputas pela Presidência da República, pelo Governo de Minas e por uma cadeira no Senado nas eleições que acontecem em outubro de 2022. No momento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Romeu Zema (Novo) aparecem como favoritos nas disputas pelos poderes executivos federal e estadual, respectivamente. Os dois têm vantagem no levantamento que ouviu, por telefone, 1.820 pessoas em 13 cidades de Minas Gerais, e foi contratado pela TV Alterosa e pelo jornal Estado de Minas.

Na pesquisa estimulada, em que são apresentados os nomes de possíveis candidatos, o instituto F5 Atualiza Dados testou dois cenários para a disputa pela Presidência da República. A única diferença de um recorte para outro é o possível nome a ser lançado pelo PSDB, que ainda busca uma definição, tendo os governadores de São Paulo, João Dória (PSDB), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), como favoritos. Independentemente do nome tucano colocado como opção, Lula aparece na dianteira nos dois cenários, com 38% das intenções de voto.

PUBLICIDADE

A presença do nome de Dória ou de Leite no cenário desenhado pelo instituto faz diferença no posicionamento dos demais candidatos à Presidência da República. Com o nome do governador de São Paulo entre as opções, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece na segunda colocação na pesquisa, com 29% das intenções. O ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública de Bolsonaro, Sérgio Moro, é o terceiro, com 9%. Na sequência, o ex-ministro Ciro Gomes tem 4%; o senador Rodrigo Pacheco (PSD), 5%; Dória, 2%; e o cientista político Felipe d’Ávila (Novo), 0,5%. Os indecisos somam 8,5%. Aqueles que declararam votos brancos ou nulos são 6%.

PUBLICIDADE

Já no cenário com Eduardo Leite entre os possíveis candidatos, Bolsonaro apareceu com 30%; Moro, com 10%; Ciro e Pacheco, com 3%; Leite e d’Ávila com 1%. Indecisos são 8%; brancos ou nulos, 6%. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 a 19 de novembro. A margem de erro máxima estimada é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança utilizado é de 95%.

Zema e Anastasia aparecem em vantagem entre eleitores de JF

Na pesquisa estimulada que traz um desenho da disputa pelo Governo de Minas Gerais, o atual governador Romeu Zema (Novo) é citado como opção de voto por 35% dos entrevistados pelo Instituto F5 Atualiza Dados. Na sequência, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), tem 12% e aparece tecnicamente empatado com o deputado federal André Janones (Avante), que tem 11%.

PUBLICIDADE

Um terceiro bloco é formado pela deputada federal Áurea Carolina (PSOL), que obteve 4% das manifestações de voto no levantamento; pelo presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles (DEM), com 3%; pelo senador Carlos Viana (PSD), com 2%; e pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT), também com 2%.

Na pesquisa, os eleitores indecisos formaram um contingente de 20% dos entrevistados. Outros 11% manifestaram intenção de votar branco ou nulo na disputa pelo Governo de Minas nas eleições de 2022.

PUBLICIDADE

Recorte local

Entre os eleitores com domicílio eleitoral em Juiz de Fora entrevistados pelo Instituto F5 Atualiza Dados, Zema somou 28% das intenções de voto; Kalil, 9%; Janones, 8%. Neste recorte local, 23% dos entrevistados estão indecisos e 11% dizem que, no momento, pretendem votar em branco ou mesmo anular o voto.

Cadeira no Senado

Na pesquisa estimulada pela única cadeira do Senado por Minas Gerais em disputa nas eleições de 2022, o senador Antonio Anastasia (PSD) aparece na dianteira com 16% das intenções de voto. O ex-governador, todavia, figura tecnicamente empatado com o deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania), que foi citado por 13% dos entrevistados no levantamento. Na sequência, aparecem o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), com 8% das intenções de voto; e o presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e ex-prefeito de Moema, Julvan Lacerda, com 7%.

PUBLICIDADE

Ainda são citados o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado estadual Agostinho Patrus (PV), com 4%; o ex-ministro do Turismo do Governo Jair Bolsonaro, o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PSL), também com 4%; e o ex-deputado federal Alexandre Silveira (PSD), com 3%.

No recorte da pesquisa estimulada, 28% dos entrevistados se disseram indecisos, enquanto outros 17% manifestaram a intenção de votar em branco ou nulo. Quando se detalha a intenção de voto dos eleitores de Juiz de Fora ouvidos na pesquisa sobre a disputa pelo Senado, Antonio Anastasia mantém a dianteira e aparece com 21%; seguido por Reginaldo Lopes, com 10%, e Julvan Lacerda, com 9%.

Sair da versão mobile