Ícone do site Tribuna de Minas

Em carta, 20 governadores pedem socorro ao Governo

PUBLICIDADE

Brasília (AE) – Os governadores das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste divulgaram uma carta aberta ao presidente Michel Temer reforçando o pedido por socorro financeiro e por novo encontro no Palácio do Planalto. O texto menciona a “situação de colapso” vivida pelos Estados, que prejudica serviços essenciais, e a seca que afeta a produção agropecuária. No documento, os governadores reiteram a demanda por um repasse de R$ 7 bilhões. Desde a semana passada, os estados dessas regiões intensificaram a pressão sobre o Governo federal por um socorro financeiro nos moldes dos valores cedidos ao Rio de Janeiro. Ameaçaram com a edição de decretos de calamidade pública – pelo menos 14 estados já teriam assentido com essa iniciativa. Um texto-modelo já havia sido compartilhado entre os governadores. Os governadores argumentam que, como suas regiões têm poucas dívidas com a União, foram pouco contemplados pelo acordo de renegociação firmado em junho.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile