A prefeita Margarida Salomão (PT) anunciou nesta quarta-feira uma mudança no primeiro escalão de seu Governo. A arquiteta e urbanista Lívia Delgado sai de cena e deixa o comando da Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur). Para seu lugar, a prefeita opta por uma solução caseira, com a escolha do engenheiro Raphael Lopes Ribeiro como o substituto de Lívia na chefia da Sepur. Até então, Raphael desempenhava a função de subsecretário na Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas.
Em vídeo compartilhado nas redes sociais da Prefeitura, Margarida Salomão agradeceu Lívia pelos serviços prestados e desejou boa sorte para seu sucessor. “Um momento que, para mim, é triste e alegre ao mesmo tempo”, disse a prefeita, reforçando que a troca ocorreu por questões particulares e a pedido da agora ex-secretária de Planejamento Urbano da PJF.
“Ela fez um trabalho sensacional. Um trabalho pelo qual a cidade há de ser sempre muito grata pela sua generosidade, pelo seu talento e pela sua disposição de ajudar Juiz de Fora e a ajudar o nosso Governo a cumprir o seu programa. Infelizmente, por razões particulares, ela não poderá continuar conosco”, afirmou Margarida.
A ex-secretária também agradeceu à prefeita e lembrou sua trajetória dentro da PJF, onde exerceu funções diversas. Além de secretária de Planejamento Urbano, ela ainda atuou como subsecretária de Planejamento, como gerente do Departamento de Habitação e também foi a primeira mulher a assumir a presidência da Emcasa.
“Foram seis anos na Prefeitura, dos quais, por dois anos e meio, tive a honra de fazer parte do Governo da Margarida, com quem eu aprendi muito. Nesse período, eu contribuí com muita coisa e das quais eu me orgulho muito”, despediu-se Lívia Delgado.
Como seu legado, ela destacou ações como a constituição do escritório público de arquitetura na Emcasa, a reestruturação da empresa pública, a conclusão da licitação para a elaboração dos Planos Regionais de Estruturação Urbana (PEUs) e a realização do concurso público para a revitalização da Praça Antônio Carlos. “Eu posso dizer que eu me formei urbanista aqui dentro”, resumiu a ex-secretária.
Novo secretário
A prefeita também apresentou as credenciais do novo secretário de Planejamento Urbano. “Não é um lugar fácil de ser preenchido. É uma substituição desafiadora. Então, nós estamos apresentando a vocês o Rafael que, até agora mesmo, era subsecretário da Sesmaur, um jovem engenheiro formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, que participou ativamente no meu processo de disputa política, uma liderança que participou da elaboração do nosso programa de Governo.”
No mesmo tom, Raphael agradeceu a confiança da prefeita e disse estar informado sobre os trabalhos desenvolvidos na Sepur. “Nesses últimos anos, nós trabalhamos muito tempo juntos. A Sepur e a Sesmaur tiveram uma interface em muitos projetos. Então, a gente já conhece um pouco a dinâmica do funcionamento da secretaria e nós estamos aqui para cumprir, como a prefeita disse, o nosso programa de Governo. Vamos fazer uma cidade que seja para todos e todas. Uma cidade em que nós possamos nos orgulhar de morar nela, uma cidade de afetos como a prefeita sempre fala”, pontuou o novo secretário.
Paridade
Com a mudança, Margarida Salomão se afasta um pouco mais de uma das sinalizações feitas durante sua campanha, a de formar um secretariado com paridade de gênero. Após chegar próximo da meta no início do atual Governo, atualmente, considerando os comandos de 29 pastas que formam as Administrações direta e indireta da PJF, o primeiro escalão do Município conta com 12 mulheres e 17 homens.