
OS SECRETÁRIOS Andréia Goresk… LEONARDO COSTA
E FÚLVIO já foram confirmados OLAVO PRAZERES
O prefeito Bruno Siqueira (PMDB) tem tratado de forma velada as conversas para a formação do secretariado para seu segundo mandato. O silenciamento mostra prudência de Bruno na negociação com aliados, uma vez que ele já afirmou publicamente que irá manter o atual número de pastas e a mescla de perfis técnicos e políticos em seu primeiro escalão. A discrição, contudo, soa como água em gordura fervente nos bastidores que, entre lobbys e informações extraoficiais, arriscam nomes que podem integrar futura gestão.
Com as apostas correndo soltas, apenas dois nomes já estariam confirmados. Funcionários de carreira da Prefeitura, os secretários da Fazenda, Fúlvio Albertoni, e de Administração e Recursos Humanos, Andréia Goreske, devem dar continuidade a seus trabalhos. O prefeito já admitiu o anseio de manter perfis técnicos no núcleo duro do Governo, o que também reforça as expectativas da sequência da atual secretária de Saúde, Elizabeth Jucá. As dúvidas pairam sobre qual pasta ela ocuparia, já que desempenhou papel de coringa entre 2013 e 2016, atuando também à frente da Secretaria de Planejamento e Gestão.
Por outro lado, pelos menos dois quadros políticos são considerados como pule de dez no futuro secretariado: o vereador Julio Gaspatette (PMDB), que não conseguiu a reeleição, e o vice-prefeito Sérgio Rodrigues (PMDB). Especula-se que Gasparette tenha demonstrado interesse pela Secretaria de Atividades Urbanas (SAU). Contudo, pode ser uma opção para a Secretaria de Esporte Lazer (SEL). Da mesma forma, Sérgio Rodrigues já foi relacionado ao futuro comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda e ao Museu Mariano Procópio.
Apostas
Outra troca aventada deve acontecer na Funalfa. O publicitário e produtor audiovisual Rômulo Veiga é cotado para assumir a cadeira ocupada por Toninho Dutra, que seria deslocado para a coordenação do Teatro Paschoal Carlos Magno. Outros que integram a atual gestão também aparecem como apostas para seguir no governo, como os secretários de Comunicação, Michael Guedes; de Educação, Denise Vieira Franco; de Governo, José Sóter de Figueirôa; e o o superintendente do Demlurb, Marcel Fernandes Lima.
A maior alteração deve ser a ampliação da participação do PSDB, do vice-prefeito eleito Antônio Almas (PSDB). O partido já participou do primeiro Governo de Bruno, com o vereador José Laerte na Secretaria de Saúde e com o advogado Eduardo Schröder à frente do Procon.
Duas cadeiras já estariam bem encaminhadas. Vinculado ao PRB, o atual secretário de Desenvolvimento Social, Abraão Ribeiro negocia filiação ao PSDB e deve ser indicado pelo grupo do presidente da Câmara, Rodrigo Mattos (PSDB), para seguir na pasta. Schröder teria o apoio do deputado federal Marcus Pestana (PSDB) para continuar no Procon.
Caso a cota tucana seja ampliada, o coronel Ronaldo Nazareth é especulado para a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania, assim como o ex-secretário de Obras da última gestão do ex-prefeito Custódio Mattos (PSDB), Jefferson Rodrigues, estaria cotado para retornar à função. Ex-dirigente do Tupi, Cloves Santos corre por fora e poderia ser indicado para a Secretaria de Esporte.
Outros partidos que integraram a coligação de Bruno também devem ser contemplados. Especula-se que o PP fique com a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento. O indicado pode ser o atual prefeito de Santos Dumont, Bebeto da Leiteria (PP). O PTB deve seguir no governo com a manutenção de Ricardo Francisco no comando da Emcasa. Outra especulação aponta que o comando da Secretaria de Atividades Urbanas ficaria a cargo de um funcionário de carreira, com o aval do comando municipal do PV.

