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PJF cria comitê para melhorar ambiente de negócios na cidade

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A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), assinou, nesta quinta-feira (19), um decreto que cria o Comitê Gestor Integrado de Desburocratização, Simplificação, Registro, Abertura, Legalização e Funcionamento de Empresas no Município de Juiz de Fora. O dispositivo define prazo de 30 dias para que um colegiado formado a partir do decreto estude ações para melhorar o ambiente de negócios da cidade, com a implementação de um tratamento simplificado; a indicação de diretrizes para desburocratização do registro de novas empresas; e para a colaboração técnica entre o Município e o setor produtivo. Os estudos irão balizar ações futuras da Prefeitura.

Prefeita Margarida Salomão assinou, nesta quinta-feira, decreto que cria o Comitê Gestor Integrado de Desburocratização, Simplificação, Registro, Abertura, Legalização e Funcionamento de Empresas. Em 30 dias, colegiado deve estudar ações para atingir esses objetivos (Foto: Jéssica Pereira)

Após assinar o decreto, que deve ser publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial eletrônico do município, a prefeita destacou que este é mais um passo da Administração para criar na cidade um ambiente mais agradável de novos negócios. “Em 90 dias será apresentado um resultado”, pontuou Margarida. A chefe do Executivo ainda destacou que a cidade se destaca por sua geração de mão de obra e recursos humanos, porém ainda precisa avançar no que diz respeito ao fomento ao empreendedorismo, o que tem sido buscado com ações diversas.

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Segundo Margarida, após 90 dias serão conhecidos os resultados dos trabalhos do comitê gestor criado pelo decreto. “Tomaremos decisões com muito mais qualidade, pois estaremos melhor informados. Essa é a reforma administrativa para valer”, afirmou a prefeita. Segundo ela, é preciso otimizar pontos positivos da cidade como a sua localização estratégica entre grandes centros como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Para ela, além de vantagens, este fator também traz maior competitividade. “Senão tivermos algum diferencial positivo, não é elemento para ganhar, mas para perder.”

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Intenção de otimizar a legislação

Secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignácio Delgado agradeceu a representantes do Sebrae presentes na assinatura do decreto. “O Sebrae tem nos ajudado a percorrer esse caminho para tornar a cidade mais amistosa para novos empreendimentos.” Segundo ele, com o decreto, que estabelece um prazo definido para o trabalho do comitê, o objetivo é fazer um balanço sistemático de todos os procedimentos que envolvem o mundo dos negócios em Juiz de feira, os mecanismos para abertura e legalização dos empreendimentos; e também um balanço da legislação municipal sobre o tema. “Junto com os vereadores, queremos otimizá-la.”

Para Ignácio, juntamente com outras medidas no sentido de melhorar o ambiente de negócio da cidade, a criação do comitê é “uma sinalização muito importante para os empreendedores locais e também para aqueles que buscam um espaço interessante para seus investimentos”. “Além de suas condições logísticas tão decantadas, queremos mostrar também que Juiz de Fora é uma cidade em que empreender é uma virtude.”

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A criação do comitê acontece em meio às discussões capitaneadas pelas secretarias da Fazenda (SF) e de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic) para a criação de um Plano de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo de Juiz de Fora (PDSI). Para o desenvolvimento do planejamento, nos últimos meses, a PJF ouviu representantes de diversos setores econômicos da cidade em cerca de dez encontros, que tiveram início no dia 13 de julho.

O desenvolvimento do planejamento visa a atacar em cinco premissas básicas, como, por exemplo, a criação de um ambiente mais propício ao desenvolvimento de novos negócios e também mais agradável aos empreendedores. O Plano de Desenvolvimento Sustentável ainda trabalha para definir missões e estratégias que permitam mapear e implementar na cidade as atividades econômicas consideradas de vanguarda, ao mesmo tempo em que traça objetivos para a reinserção competitiva de setores tradicionais na cidade, como o têxtil-confeccionista e o de alimentos no atual modelo econômico. Por fim, também é buscado o fortalecimento da economia solidária e da economia criativa; e a criação de um Plano Geral de Incentivos, que estimule toda a economia local e regional, fixando metas e contrapartidas.

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Assim, este ano, já foram colocadas em prática ações como a criação da “Sala do Empreendedor” e da Câmara Integrada para Análises e Aprovação de Novos Empreendimentos (Ciaane) e a publicação de decretos dentro de um programa municipal de simplificação e redução da burocracia. Entre estas ações, estão iniciativas como o “Desenrola, Juiz de Fora”, que atingirá microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas e empresas de médio e grande portes, em suas fases de implantação; o chamado “Decreto de Simplificação”, que dispensa a obrigatoriedade de emissão de alvarás de localização e de funcionamento a mais de 270 atividades de baixo risco; e o ingresso do Município na “Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios” (Redesim), implementada, no estado, pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg).

Desenvolvimento sustentável

Segundo o texto do decreto, a inciativa tem por objetivo “promover o desenvolvimento econômico de forma sustentável e inclusiva, bem como dar mais celeridade e simplificar processos de abertura e legalização de novas empresas”. O comitê será composto por sete órgãos da Administração direta da PJF: as secretarias de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic); de Planejamento Urbano (Sepur); de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur); Fazenda (SF); de Transformação Digital e Administrativa (STDA); Saúde (SS); além da Procuradoria Geral do Município (PGM). A coordenação executiva do Comitê Gestor Integrado ficará a cargo do representante da Sedic.

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