Ícone do site Tribuna de Minas

Presidente da Câmara se reúne com reitor da UFJF

reitor e rodrigo
(Foto: Twin Alvarenga/UFJF)
PUBLICIDADE

Como já havia sido anunciado durante a tumultuada sessão ordinária da última terça-feira (19), quando duas moções de repúdio à UFJF e a um vídeo publicado pela instituição foram retiradas de tramitação, o presidente da Câmara, o vereador Rodrigo Mattos (PSDB), buscou a abertura de diálogo com a Reitoria a fim de encontrar um entendimento entre as partes. Na tarde desta quarta-feira, o tucano cumpriu agenda com o reitor Marcus David. Durante a reunião, o tucano solicitou ao reitor a indicação de um grupo de profissionais da Universidade e do Colégio de Aplicação João XXIII para conversar com os 19 vereadores sobre as políticas educacionais do Colégio e da UFJF. David comprometeu-se a discutir internamente com a comunidade acadêmica a possibilidade de disponibilizar profissionais para uma visita ao Poder Legislativo.

As polêmicas tiveram início quando um canal da UFJF nas redes sociais publicou um vídeo em que a drag queen Femmenino visita o Colégio de Aplicação João XXIII. Durante a atividade, os alunos são questionados sobre as expectativas para o 12 de outubro, Dia das Crianças. A publicação protagonizada pelo artista performático Nino de Barros causou desconforto em setores mais conservadores da sociedade. Na Câmara, tal insatisfação resultou na tramitação de duas moções de repúdio propostas pelos vereadores André Mariano (PSC) e José Fiorilo (PTC).

PUBLICIDADE

Após intermediação encabeçada pela Mesa Diretora, as proposições acabaram sendo retiradas antes de ser votadas em plenário, mediante a promessa de busca por diálogo com a UFJF para que alguns vereadores aprofundassem o entendimento sobre a atividade em questão. Tal intuito foi defendido por Rodrigo Mattos, que chegou a classificar a apresentações de moções como última instância. A moção de repúdio apresentada pelo vereador André Mariano foi retirada temporariamente, sendo que sua tramitação pode ser retomada.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile