Ícone do site Tribuna de Minas

Estudantes da UFJF fazem mobilização em apoio à greve dos docentes e servidores

PUBLICIDADE

Atualizada às 15h05

Estudantes da UFJF tumultuaram o trânsito no campus no começo da tarde desta segunda-feira (18), em manifesto favorável à luta dos técnico-administrativos e professores da Federal, que defendem a manutenção do ensino e do serviço público de qualidade. No horário do almoço, houve interdição do Pórtico Norte e, durante todo o dia, alunos da Faculdade de Serviço Social e do Instituto de Ciências Humanas (ICH) não compareceram às aulas, como forma de protesto contra os cortes orçamentários, que atingiram as bolsas de apoio estudantil, a infraestrutura do campus e projetos de pesquisa e extensão.

PUBLICIDADE

Com cartazes e apitos, os estudantes percorreram as faculdades para mobilizar outros alunos a respeito das causas. “Enquanto estudante, queremos mais. Estamos organizados com os diretórios acadêmicos, e temos apoio tanto dos servidores como dos professores. Observando a conjuntura nacional, vemos que os cortes na educação também são cortes de direitos dos estudantes. Lutamos por um reitor mais presente e não saímos das sala de aula para perder tempo”, destacou Jeane Angélica, do Diretório Acadêmico da Faculdade de Serviço Social.

PUBLICIDADE

O ato realizado pelos estudantes foi decidido em assembleia realizada pelo Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos (Concada), que às 17h desta segunda, se reúne com a Administração Superior para debater as pautas propostas pelos alunos.

PUBLICIDADE

Servidores
Em assembleia convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf), ocorrida na manhã desta segunda-feira, servidores da UFJF aprovaram o indicativo de greve para o dia 28 deste mês. Para a mesma data, a Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes-SN) deve deflagrar greve nacional, conforme decisão ocorrida no último sábado, em Brasília. Os docentes da UFJF ainda não se manifestaram oficialmente sobre o assunto.

Sair da versão mobile