Nesta quarta (18) e quinta-feira (19), professores, estudantes de graduação e pós-graduação e técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Juiz de Fora poderão escolher, através de consulta pública, qual gestão querem para a Reitoria da instituição durante o quadriênio 2024/2028. Três chapas participam da Consulta: UFJF das Gentes (Girlene Alves da Silva, atual vice-reitora, e Telmo Mota Ronzani), A UFJF que eu quero (Lyderson Facio Viccini e Mônica Ribeiro de Oliveira) e UFJFs 5.0 (Flávio Iassuo Takakura e Eliana Lúcia Ferreira). A Tribuna conversou nas últimas semanas com os representantes das chapas, que falaram sobre seus projetos caso vençam o pleito.
Para votar, os eleitores que podem participar do processo devem apresentar documento oficial de identificação com foto. Ao todo, serão 36 seções, em unidades do campus em Juiz de Fora e em Governador Valadares. Cada eleitor possui sua seção de votação, disponível na lista divulgada pela UFJF e disponível no site da Apes.
Balanço e expectativa das chapas
Girlene Alves, acredita que “foi uma campanha de oportunidades, alegre, dialógica e propositiva”. “Nos encontros com as Gentes da UFJF pudemos apresentar nossa proposta construída de forma coletiva, exercitar a escuta, aprimorar e incorporar novas ideias para seguir transformando vidas e a sociedade.” Para a consulta pública dos próximos dias, ela diz esperar que “a comunidade acadêmica compareça e exerça seu direito de continuar fortalecendo a democracia na Universidade”. “A expectativa é muito positiva, como foi a acolhida da propostas pelas Gentes que encontramos nessa caminhada.”
Lyderson Viccini, por sua vez, avalia que o período de campanha permitiu que sua chapa apresentasse “uma proposta diferenciada, sendo a única chapa que efetivamente identificou e propôs algo palpável para transformar desde os ambientes de aprendizado até a qualidade e a reputação das pesquisas, as perspectivas de internacionalização e de ampliação do impacto social”. Durante o percurso, segundo Viccini, foi possível aprender com “as falas, os olhares, as inquietações, e mesmo os silêncios, de docentes, estudantes, técnicos e nossos terceirizados”. “Em função da identificação pelos lugares onde passamos, nossa expectativa para o primeiro turno é muito boa. Temos certeza que essa confiança vai se reverter em votos”.
Flávio Takakura ressaltou que, durante o período, procurou, junto com a candidata a vice-reitora Eliana Ferreira, visitar o máximo de pessoas possível na comunidade universitária, para levar suas propostas para a UFJF. Ele ressaltou também o compromisso da chapa, afirmando que ela “representa a verdadeira e salutar alternância de ideias e direção na vida universitária para fortalecer a instituição”. Para o pleito, o candidato disse esperar “que eleitores participem da consulta pública e se identifiquem com nossos compromissos, votando na Chapa 3”.
Apuração dos votos
Segundo a assessoria da UFJF, a apuração acontecerá ainda no dia 19. Os resultados do primeiro turno serão divulgados no dia 20. Caso haja necessidade de nova consulta pública em segundo turno, ela acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro. O resultado final será encaminhado ao Conselho Superior, para a composição da lista tríplice de indicados à Reitoria.
Consulta pública UFJF
Horário de funcionamento das seções
Urnas Campus UFJF (8h a 21h)
HU Santa Catarina (5h30 a 19h)
HU-CAS (7h a 18h)
Faculdade de Medicina (7h a 18h)
RU Centro (8h a 18h)
Colégio João XVIII (8h30 a 20h)
Urnas Governador Valadares (8h a 18h)