Ícone do site Tribuna de Minas

Ibope aponta Zema com 66% e Anastasia, 34%

zema e anastasia
PUBLICIDADE

O Ibope divulgou na noite desta quarta-feira (17) sua primeira pesquisa referente ao segundo turno da disputa do Governo de Minas entre o empresário Romeu Zema (Novo) e o senador Antonio Anastasia (PSDB). Segundo os números levantados pelo instituto, Zema está em vantagem e tem 57% do eleitorado, contra 29% do tucano. Ainda de acordo com a consulta feita junto ao eleitorado mineiro, 6% dos entrevistados se mostraram indecisos e não responderam ou não souberam e manifestar sobre a contenda eleitoral. Outros 8% revelaram a intenção de votar em branco ou anular o voto. Em uma simulação da votação válida, o Ibope apontou que Zema teria 66% contra 34% de Anastasia.


Para a simulação da votação válida, o Ibope descartou do recorte os eleitores que declaram voto branco ou nulo. Neste caso, o instituto seguiu a mesma metodologia utilizada pelo TRE para a mensuração do resultado final do pleito. Além disto, também foram descartados os eleitores que se mostraram indecisos. No atual levantamento, 1.512 eleitores foram entrevistados entre os dias 15 e 17 de outubro. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pela TV Globo e registrado no TRE com o número MG-00033/2018.

PUBLICIDADE

Rejeição a Anastasia chega a 41%, a Zema, 13%

O Ibope testou ainda a rejeição dos candidatos ao Governo de Minas Gerais. Neste quesito, 41% dos ouvidos afirmam que não votariam de forma alguma em Antonio Anastasia. Outros 19% disseram que votam com certeza no tucano; 20% disseram que poderiam votar; e 18% manifestaram que não conhecem suficiente o senador – que é ex-governador – para opinar. Por fim, 3% não souberam se posicionar ou não responderam.

PUBLICIDADE

Também neste recorte, os números de Zema são melhores, uma vez que 13% do eleitorado afirmou que não votaria de forma alguma no candidato do Novo. Os votos do empresário também aparecem mais consolidados no recorte, sendo que 40% dos entrevistados afirmaram que, com certeza, pretendem votar no candidato; 20% que poderiam votar; e 25% que não o conhecem suficiente para uma definição. Outros 2% não souberam ou não responderam.

Sair da versão mobile