Ícone do site Tribuna de Minas

Pesquisa aponta Bolsonaro e Haddad no 2º turno

PUBLICIDADE

Se as eleições presidenciais fossem hoje, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) disputariam o segundo turno, conforme pesquisa do instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgada nesta segunda-feira (17). De acordo com o estudo, o deputado lidera a disputa ao Palácio do Planalto com 28,2% das intenções de voto. O ex-prefeito de São Paulo está em segundo lugar com 17,6% da preferência do eleitorado. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 10,8%. Já Geraldo Alckmin (PSDB), que tem 6,1%, e Marina Silva (Rede), que alcançou 4,1%, estão tecnicamente empatados tendo em vista a margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Brancos e nulos somam 13,4%, e indecisos chegam a 12,3%.

Este é o primeiro levantamento realizado pelo instituto MDA desde que a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva foi indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Haddad foi confirmado oficialmente como candidato à Presidência. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas, entre os dias 12 e 15 de setembro, em 137 municípios de 25 unidades da federação. O estudo foi registrado sob o número BR-04362/2018, e tem nível de confiança de 95%.

PUBLICIDADE

Mudança de voto
A pesquisa também perguntou aos entrevistados quem ainda considera a possibilidade de mudar de opinião até o dia 7 de outubro, data do primeiro turno. Entre os eleitores que apontaram Bolsonaro como opção de voto, 21,8% afirmaram que a decisão não é definitiva. Para 24,6% daquele que indicaram Haddad, também é possível mudar de opinião. Entre os que escolheram Ciro, 50,9% disseram não ter a ideia consolidada. Quanto aos que declararam voto ao Alckmin, 51,6% fizeram a mesma afirmação. Do total de eleitores que optaram por Marina, 55,6% afirmaram que a decisão também não é definitiva.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile