[Atualizada às 11h23]
O governador Fernando Pimentel (PT) cumpre agenda em Juiz de Fora na manhã desta sexta-feira (17) e participa da instalação do Fórum Regional da Zona da Mata, ação que propõe um modelo de descentralização da gestão do Estado. Durante o evento, que acontece neste momento no Olympo Eventos, no Bairro Aeroporto, Pimentel vai assinar duas ordens de serviço para a retomada de duas obras importantes para a cidade e a região. A informação foi confirmada pela assessoria do Governo em atendimento à imprensa local antes da solenidade. Uma delas diz respeito à construção do Hospital Regional de Urgência e Emergência, que está sendo erguido no Bairro São Dimas.
Com a oficialização da retomada dos investimentos no equipamento hospitalar, a expectativa é de que os trabalhos sejam reiniciados já em agosto. Com a medida, o novo prazo para a entrega do equipamento, de acordo com o Governo, deverá acontecer em dezembro de 2016. Os valores que serão disponibilizados para esta nova etapa ainda não foram confirmados.
A outra benfeitoria que voltará a receber aportes financeiros do Executivo estadual é o acesso viário de aproximadamente 14 quilômetros que ligará a rodovia MG-353 – e o Aeroporto Presidente Itamar Franco, entre Goianá e Rio Novo – à BR-040.
Inicialmente, a via integrante do programa “Caminhos de Minas”, do Governo estadual, estava prevista para ser entregue em maio deste ano, mas permanece inacabada. Dos R$ 34,1 milhões estimados para a intervenção, R$ 14 milhões serão liberados de imediato.
Os despachos governamentais priorizando a continuidade das obras do hospital e do acesso ao aeroporto foram assinados durante a solenidade, por volta das 11h20.
Em entrevista à imprensa antes do evento, Pimentel afirmou que o atual Governo tem compromisso com a recuperação da economia da Zona da Mata. Neste sentido, lembrou que, na sexta-feira passada, assinou um decreto que institui um grupo de trabalho que irá promover propostas para a concessão de benefícios tributários e econômicos para incentivar o desenvolvimento dos 93 municípios da região.
“A Zona da Mata foi sendo esvaziada economicamente aos poucos. Acho até que faltou um maior interesse dos governos anteriores com relação à região. Não vamos ficar parados. Vamos recuperar a vitalidade da região, que tem um potencial por sua localização. Ainda é cedo para falar em percentual (da alíquota do ICMS), mas não podemos continuar assistindo à região perder empresas e investimentos para municípios de outros estados”, afirmou o governador.
Tumulto na entrada
Durante a realização do evento, houve tumulto na porta de entrada. Dezenas de pessoas que alegaram terem sido convidadas tiveram o acesso impedido. De acordo com informações preliminares do Corpo de Bombeiros, responsável pela restrição das entradas, a medida foi tomada por segurança, já que o plenário estava lotado no interior do evento. Outras medidas de segurança, como a utilização de detector de metais, também tornaram o acesso mais lento.
Além disso, profissionais da Superintendência Regional de Educação, que estão em greve, fizeram uma manifestação com cartazes na porta da solenidade, aumentando a movimentação no local.