Ícone do site Tribuna de Minas

Capitais brasileiras são palco de atos simultâneos

PUBLICIDADE

São Paulo, 17 – Inúmeras cidades do Brasil em 22 Estados e no Distrito Federal são palco de manifestações pró e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Alguns dos protestos acontecem simultaneamente, mas em locais distintos. A maioria dos movimentos conta com telões instalados pelos organizadores para que os participantes possam acompanhar, ao vivo, a votação da Câmara dos Deputados.

Em São Paulo, os grupos pró e contra impeachment se dividiram: os favoráveis fazem manifestação na Avenida Paulista, no centro da capital, enquanto os contrários realizam ato no Vale do Anhangabaú, também na região central. Os manifestantes a favor do impedimento da presidente Dilma Rousseff carregam bonecos inflados do juiz Sérgio Moro com roupa de herói. Em Taubaté, no interior do Estado, manifestantes pró-impeachment se organizam para uma caminhada na região central da cidade. Em São José dos Campos, também no interior, a concentração está sendo na Praça Afonso Pena, onde um grupo a favor da presidente montou um telão para acompanhar a votação.

Nordeste

PUBLICIDADE

Em Aracaju, pessoas favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff se reúnem no bairro 13 de Julho, onde acompanham a votação da Câmara dos Deputados por um telão. Já os eleitores pró-Dilma acompanham a votação em um telão armado na orla da Atalaia, onde também acontecerão shows de bandas sergipanas ao longo da tarde.

Em Maceió, o protesto organizado pela Frente Brasil Popular acontece no bairro da Pajuçara – área nobre de Maceió – e conta com apresentações culturais de artistas alagoanos que apoiam o governo. Os manifestantes contrários ao governo Dilma estão reunidos na Ponta Verde, em frente ao Alagoinha.

No Recife, milhares de manifestantes contra o impeachment se reúnem no Marco Zero para acompanhar a votação por um telão. O protesto tem clima de festa, com apresentação de grupos de maracatu, frevo e outras manifestações culturais. Na praia de Boa Viagem, onde estão os manifestantes pró-impeachment, também há uma grande movimentação. Os organizadores do protesto lembraram que os eleitores devem prestar atenção no voto dos deputados pernambucanos, para cobrar o compromisso da maioria pelo voto no impeachment.

PUBLICIDADE

Em Natal, os protestos contra e a favor do impeachment acontecem ao mesmo tempo, mas em locais diferentes. Na zona sul, em frente a Praça da Árvore, a concentração é dos manifestantes pró-Dilma, que começou no início da tarde e deverá se prolongar até o final da votação. Já a Praça Cívica, no centro da capital potiguar, é o palco do protesto pedindo o impeachment da mandatária. O ato está sendo convocado pelas mobilizações como Vem pra Rua e Brasil Livre RN.

Sul

PUBLICIDADE

Eleitores favoráveis à Dilma Rousseff sentaram-se nas escadarias da Catedral Metropolitana de Florianópolis para acompanharem a votação do impeachment na Câmara dos Deputados. A manifestação ainda teve intervenções artísticas e discursos de apoiadores do governo. Já no trapiche da Beira Mar Norte está o telão para que os opositores acompanhem ao vivo a votação do impeachment.

Em Porto Alegre, a Praça da Matriz reúne os manifestantes que apoiam a presidente Dilma. Apesar do forte calor, manifestantes continuavam chegando no local, inclusive ônibus vindos do interior gaúcho. Durante a manhã, manifestantes contrários ao impeachment caminharam entre os bairros Bom Fim e Centro.

Sair da versão mobile