O jornalista e político juiz-forano Laerte Braga faleceu no último sábado (14), aos 70 anos. Militante constante em movimentos populares, Laerte disputou uma vaga no Executivo nas últimas eleições municipais em 2012, ao lado do professor Rubens Ragone, como candidato à vice, pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Laerte morreu vítima de um infarto e seu corpo foi sepultado no Cemitério Municipal na tarde deste domingo (15).
O jornalista trabalhou no Diário Mercantil, no Diário da Tarde de Juiz de Fora, para os Diários Associados e pela agência Meridional. Ele também trabalhou para os Diários e Emissoras Associadas, tendo sido correspondente do Estado de Minas de Juiz de Fora e Zona da Mata. Também atuou como freelancer para revistas e jornais do Brasil e de outros países. Laerte escrevia semanalmente ao Diário Liberdade. Em seu histórico político, o juiz-forano destacou a disputa por uma vaga no Legislativo da cidade na década de 60, quando acabou terminando como suplente.
Em seu blog pessoal, a jornalista Hildegard Angel, filha da estilista Zuzu Angel, escreveu:
“Faleceu hoje um dos mais corajosos jornalistas da verdadeira imprensa brasileira, o combativo homem de imprensa Laerte Braga, mineiro de Juiz de Fora. Uma triste e lamentável perda, sobretudo neste momento em que se fazem necessários cidadãos de fibra, lucidez e bravura, como sempre ele demonstrou ser. Estava profundamente abalado pela situação política brasileira. Acompanhou diligentemente, com total comprometimento, cada desdobramento da crise que levou à destituição da presidente Dilma, causando-lhe grande revolta. Em seu blog e aqui no Facebook era uma das vozes mais ativas e presentes, sempre com seus comentários pertinentes e audazes. Jornalista político atilado, via além do momento. E infelizmente costumava acertar em seus prognósticos, que nos últimos tempos apontaram para o lamentável desfecho que agora testemunhamos. Laerte morreu hoje, de infarto, horas depois de, como fazia todas as sextas ou todos os sábados, enviar-me os votos de um bom fim de semana. Sua última mensagem foi postada às 9h24m desta manhã. Dizia: ‘Um bom fim de semana, a despeito de toda essa barbárie. Hoje vou enfrentar um repouso forçado, uma gripe daquelas.’ O repouso de um guerreiro.”