A prefeita Margarida Salomão (PT) participou, nesta sexta-feira (16), de reunião com os prefeitos das maiores cidades de Minas Gerais e com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PV), em Belo Horizonte. O encontro teve como objetivo discutir as dificuldades enfrentadas pelas cidades com população superior a 100 mil habitantes no combate à pandemia de coronavírus. Aos prefeitos, o presidente da ALMG se comprometeu a articular uma reunião com o governador Romeu Zema (Novo) para buscar uma ação quanto às questões apontadas, conforme informou Margarida à Tribuna.
De acordo com a chefe do Executivo juiz-forano, os representantes municipais reivindicaram medidas de apoio do Governo de Minas Gerais. Entre as solicitações dos prefeitos, segundo Margarida, estão a transferência de recursos para investimento dos municípios ao setor da saúde; um cronograma de distribuição das vacinas contra o coronavírus às cidades; e um apoio do estado à retomada econômica. “Os maiores municípios têm peculiaridades que precisam ser reconhecidas pelo Estado nesse processo da pandemia. Uma coisa muito óbvia é, exatamente, o fato de nós termos o núcleo de regiões sanitárias em que há uma forte demanda dos recursos de saúde instalados na cidade. Isso significa que nós precisamos, entre outras coisas, de mais recursos”, explica a prefeita de Juiz de Fora.
Entre as questões levantadas, Margarida informou que houve ênfase, especialmente, no calendário de distribuição de vacinas entre os municípios mineiros, uma das principais formas de enfrentar a pandemia da Covid-19. “Para que nós possamos vacinar em maior quantidade e com mais eficiência, é necessário que nós tenhamos acesso a um cronograma da disponibilidade das vacinas. Nós não podemos ficar atados a essa situação com entregas muito variáveis em números e também muito incertas em termos de prazos. Uma das coisas que estamos enfatizando é a necessidade de termos um cronograma do processo de vacinação”, ressalta.
Conforme Margarida, 17 prefeitos de cidades mineiras estiveram presentes na reunião. Agora, o objetivo é articular um encontro com o governador Romeu Zema para tratar, diretamente, sobre os problemas apontados pelos municípios com mais de 100 mil habitantes, que totalizam 37 em todo o estado. “[Buscamos] dizer a ele o quanto nós necessitamos, neste momento, de uma ação integrada do Governo de Minas com os governos municipais”, diz a prefeita. Além disso, as administrações as cidades envolvidas pretendem criar um fórum para articular as pautas destacadas.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (SS/PJF) contabiliza 26.473 contaminações pelo coronavírus e 1.268 mortes causadas pela Covid-19 no município. Segundo o “vacinômetro” da Prefeitura de Juiz de Fora, 86.468 pessoas foram vacinadas contra o coronavírus na cidade.