Ícone do site Tribuna de Minas

Consulta para revisão do Plano de Saneamento termina nesta sexta

Anfiteatro Joao Carrico Carlos Mendonca PJF
Anfiteatro Joao Carrico Carlos Mendonca PJF 1
Audiência pública aconteceu no Anfiteatro João Carriço nesta quinta-feira (Foto: Carlos Mendonça/PJF)
PUBLICIDADE

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deu mais um passo, nesta quinta-feira (15), em direção à revisão do Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora (PSB-JF), que, de acordo com as legislações vigentes, deve ser revisitado a cada dez anos. Em uma audiência pública, no auditório do Teatro João Carriço, representantes do Município e da Ampla Assessoria e Planejamento LTDA. apresentaram à comunidade os estudos, diagnósticos e metas já realizadas até aqui para a revisão do planejamento.

Durante o encontro, foi aberto o espaço para falas e contribuições da sociedade. A fase de escuta para a revisão do Plano de Saneamento Básico termina nesta sexta-feira. Assim, até o fim do dia, a população poderá contribuir com a consulta pública em formulário disponível no site da PJF. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail psb.juizdefora.2022@gmail.com ou por telefone, no 3690-7317.

PUBLICIDADE

O Plano de Saneamento Básico é um instrumento de implantação de políticas municipais para assegurar o acesso aos serviços públicos de saneamento, tornando-os mais eficientes e acessíveis. As atuais discussões abordam três dos quatro pilares do saneamento: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

PUBLICIDADE

Um quarto pilar das discussões relacionadas ao saneamento básico municipal, que é a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos, não está sendo abordado nas atuais discussões, uma vez que foi tratado recentemente no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), aprovado em 2021.

Desde 2014

PUBLICIDADE

O atual plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora foi elaborado em 2014. Sua revisão teve início em janeiro de 2021 e vem sendo realizada pela empresa Ampla Consultoria em parceria com o Comitê Técnico Intersetorial de Saneamento Básico (CTI/Saneamento), que é composto por técnicos da Prefeitura, Demlurb, Cesama e tem a participação de representante da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG).

Sair da versão mobile