Ícone do site Tribuna de Minas

Governo Almas é avaliado como ruim ou péssimo por 51% dos juiz-foranos

prefeitura de juiz de fora by fernando
PUBLICIDADE

A pouco mais de dois meses para o fim do mandato, o Governo Antônio Almas (PSDB) é avaliado como ruim ou péssimo por 51% dos juiz-foranos. Os dados de avaliação e aprovação de Almas, desde abril de 2018 à frente da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), foram divulgados, nesta quinta-feira (15), por pesquisa Ibope – MG-04070/2020 -, contratada pela TV Integração. Apenas 15% dos 525 entrevistados entre segunda (12) e terça-feira (13) avaliam a atual gestão do Município como ótima ou boa. Por sua vez, outros 32% a consideram regular. De acordo com os dados da pesquisa Ibope, 1% dos juiz-foranos não souberam ou não responderam.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Discriminados os dados de ruim ou péssimo, o Governo Almas é avaliado como péssimo por 37% e ruim por 14% dos entrevistados. Já em relação àqueles de ótimo ou bom, apenas 2% dos eleitores analisam o tempo do prefeito à frente da PJF como ótimo e outros 13% como bom. Além de avaliar o mandato de Almas, as pessoas foram questionadas se aprovam ou não a Administração municipal. Ao passo que 66% dos entrevistados desaprovam a gestão do tucano, 29% a aprovam. Entretanto, 5% não souberam opinar, ou, então, não responderam. Conforme o instituto de pesquisa, a soma dos percentuais pode ultrapassar 100% em razão de arredondamentos.

PUBLICIDADE

A pesquisa eleitoral ainda questionou os eleitores juiz-foranos sobre as administrações do governador Romeu Zema (Novo) e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Embora ambos tenham apresentado índices semelhantes de avaliação ótima ou boa, o presidente da República é mais mal avaliado do que o governador. Para 37% dos entrevistados, o Governo Romeu Zema é ótimo ou bom – sendo que para 12% é ótimo e para 25% bom – e, para outros 37%, regular. A gestão do governador à frente do Estado de Minas Gerais é avaliada como ruim ou péssima por 26% dos eleitores entrevistados, sendo 13% para cada um destes índices de qualificação. Somente 1% não soube ou não respondeu ao questionamento.

Já o Governo Jair Bolsonaro, apesar de avaliado como ótimo ou bom por 36% dos entrevistados – 18% ótimo e outros 18% bom -, é classificado como ruim ou péssimo por 44%. Destes, 36% consideram-no péssimo e 8%, ruim. Apenas 19% dos entrevistados consideram a gestão do presidente como regular. Nenhum dos 525 eleitores que participaram da pesquisa não soube ou não respondeu aos questionamentos sobre a avaliação do mandato do presidente da República.

PUBLICIDADE

O nível de confiança da pesquisa eleitoral do Ibope é de 95%, ou seja, há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem, de fato, o cenário político-eleitoral. A margem de erro, por sua vez, é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Expectativa de vitória nas eleições PJF 2020

Dentre os postulantes à sucessão do prefeito Antônio Almas, os candidatos Wilson Rezato (PSB) e Sheila Oliveira (PSL) têm a maior expectativa de vitória nas eleições de novembro entre os eleitores juiz-foranos. Em números absolutos, 34% dos eleitores entrevistas acham que Wilson – já líder das pesquisas estimulada e espontânea de intenção de votos publicada na última quarta – sairá vitorioso das urnas independentemente do próprio voto. O percentual de Sheila, por exemplo, é de 33%, o que configura empate técnico entre ambos, uma vez que a margem de erro é de quanto pontos percentuais para mais e para menos.

PUBLICIDADE

Na avaliação dos eleitores entrevistados, a deputada federal Margarida Salomão (PT) é a terceira candidata com mais chances de vitória nas urnas, já que 15% acham que a petista será eleita prefeita de Juiz de Fora independentemente da escolha dos mesmos nas urnas. Depois de Margarida, aparecem empatados com 1% os candidatos Aloizio Penido (PTC), Marco Felício (PRTB) e Ione Barbosa (Republicanos). Nenhum dos entrevistados acha que Eduardo Lucas (DC) e Fernando Elioterio (PCdoB) serão eleitos chefe do Executivo juiz-forano.

Sair da versão mobile