O economista Rodrigo Gherardi, 33 anos, foi escolhido pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), nesta terça-feira (15), por unanimidade, como o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pela delegada licenciada da Polícia Civil Ione Barbosa (Republicanos). Além de Gherardi, o PSDB tinha sobre a mesa o nome do conselheiro tutelar Laurindo Rodrigues como possível candidato a vice, mas, por fim, os tucanos e o Republicanos convergiram para o nome do economista. Apesar de dado como certo nos bastidores há algumas semanas, o apoio à candidatura de Ione Barbosa fora sacramentado apenas na última segunda (14), quando a sigla postergou para esta terça a escolha por Gherardi ou Laurindo para a composição majoritária.
A candidatura deflagra a entrada de Gherardi na vida pública eleitoral, uma vez que trabalhava, até então, na iniciativa privada. Para o presidente do diretório municipal do PSDB, Lucio de Sá Fortes, a escolha do economista é uma aposta dos tucanos em renovar a sigla a nível local. “Embora seja um nome relativamente antigo no partido, o Rodrigo Gherardi é um jovem. Ele, por exemplo, já tem um histórico político no movimento estudantil. Apostamos muito nele para carregar toda a trajetória, a história do partido. Como economista, o Rodrigo tem capacidade de incorporar novas ideias, levá-las para a campanha e dar uma grande contribuição para que o nosso projeto com o Republicanos – e eventuais outros partidos – seja o vencedor nas eleições que se avizinham.”
Questionado sobre o porquê da predileção por Gherardi em detrimento da candidatura de Laurindo Rodrigues, Lucio diz que o perfil do economista fez com que o PSDB e o Republicanos convergissem para o seu nome. “Gostaria, primeiramente, de agradecer e reconhecer o comprometimento e a disposição do Laurindo para com o PSDB. A escolha por Rodrigo Gherardi foi decidida em conjunto entre a Ione e o partido. O perfil do Rodrigo atende mais ao que o Republicanos e a Ione procuravam para compor a chapa majoritária, ao que pensam para a gestão do Município.”
Além do economista Rodrigo Gherardi e do conselheiro tutelar Laurindo Rodrigues, o ex-secretário de Transporte e Trânsito de Juiz de Fora Odilon Terra chegou a ser especulado como um dos possíveis candidatos a vice-prefeito, mas Odilon “outro grande quadro do partido, assim como Laurindo”, conforme o próprio Lucio, foi preterido para a composição. A indicação de Gherardi para a chapa encabeçada por Ione Barbosa faz com que a estratégia adotada pelos tucanos em 2016, quando Antônio Almas foi vice do projeto liderado por Bruno Siqueira, volte a se repetir. Desta vez, no entanto, a composição é com o Republicanos, não com o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que está em vias de embarcar no projeto da deputada Sheila Oliveira (PSL).
A Tribuna busca contato com a candidata Ione Barbosa para questioná-la sobre a indicação do PSDB, contudo, sem sucesso até a edição deste texto.