É chegada a hora de o eleitor exercer seu direito de cidadania e votar em seus candidatos a prefeito e vereador. Para quem deixou para se informar na última hora, a Tribuna destaca abaixo a relação de dúvidas mais frequentes. Outras informações podem ser obtidas pelo número do Disque-eleitor, o 148.
A partir de que horas posso votar?
A partir das 7h. Mas o horário de 7h a 10h é destinado, preferencialmente, a idosos e pessoas que fazem parte do grupo de risco. Entretanto, isso não impede que demais eleitores possam comparecer nesse período. A votação termina às 17h.
O uso de máscara é obrigatório?
Sim, o uso de máscara é obrigatório nos locais de votação, cobrindo nariz e boca. Quem estiver sem o item será impedido de adentrar.
É obrigatório levar caneta?
É importante que o eleitor leve sua própria caneta, a fim de evitar possíveis contágios, mas haverá uma para uso coletivo.
Como será organizado o distanciamento com as filas?
As seções eleitores terão marcas no chão indicando a distância necessária a ser seguida.
Como será o contato com os mesários?
Para evitar contato com o mesário, o eleitor deverá exibir o seu documento oficial com foto, erguendo o braço em direção ao mesário, a um metro de distância. O comprovante de votação passará a ser facultativo e entregue após solicitação do eleitor.
Como votar na urna eletrônica?
No teclado da urna, digite o número dos candidatos escolhidos na ordem dos cargos que aparecem (vereador, com cinco dígitos e prefeito, dois dígitos). Em seguida, na tela aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde “confirma”.
Quais documentos preciso levar?
É necessário apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Leve também o título eleitoral, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral.
Mudança em locais de votação
A Justiça Eleitoral modificou alguns locais de votação, para evitar aglomeração. As alterações são as seguintes:
* Zona 152ª – os eleitores que votavam na E.E. Delfim Moreira, votarão na Doctum, na Av. Rio Branco 2.655, Centro.
* Zona 153ª – os eleitores que votavam na Escola Professor Francisco de Faria, em Nova Era, votarão na mesma escola, porém na Rua General Almerindo da Silva Gomes162.
* Zona 349ª – os eleitores que votavam na Associação dos Hemofílicos, Santa Cecília, votarão na E.E.Mariano Procópio, no Alto dos Passos.
* Projeto Curumim (Santa Luzia) – os eleitores votarão na Creche Maria de Lourdes Rezende, no mesmo endereço.
Outras informações
Os eleitores que quiserem confirmar as mudanças podem fazê-lo por meio do aplicativo e-Título, que pode ser baixado pelo endereço link, ou pelo site do Tribunal Superior Eleitoral, no www.tse.jus.br.