A Câmara confirmou nesta terça-feira (14) a definição das lideranças de todos os onze partidos que têm representação na Legislatura 2017/2020, a partir de indicação das siglas comunicadas formalmente à Mesa Diretora. Partido com a maior bancada da Casa com quatro parlamentares, o PMDB será liderado pela vereadora Ana Rossignoli (PMDB), que está em seu terceiro mandato. Com três legisladores, o PTC será representado por Luiz Otávio Coelho (PTC).
Três legendas possuem dois mandatos na atual configuração do Poder Legislativo municipal. Entre eles o PT, que tem como líder Roberto Cupolillo (Betão, PT); o PSC, que será representado por Vagner de Oliveira (PSC); e o PHS, que terá no estreante Adriano Miranda (PHS) sua voz de comando oficial. Outros seis partidos possuem apenas um parlamente que, naturalmente, respondem por suas respectivas lideranças partidárias. São eles: Sargento Mello Casal (PTB), Cido Reis (PSB), Rodrigo Mattos (PSDB), Charlles Evangelista (PP), João Coteca (PR) e José Márcio (PV).
Entre outros pontos, os líderes partidários são responsáveis por orientar suas bancadas sobre possível posicionamento das legendas acerca das votações em debate no plenário. Também é prerrogativa do líder falar em nome de sua legenda quando necessário, podendo, inclusive, fazer uso da palavra para responder a críticas que lhe forem dirigidas ou ao partido a que pertença. Além disso, também devem indicar à Mesa Diretora o nome dos vereadores para comporem as diversas comissões da Câmara – cargos que já foram definidos em acordo entre os vereadores ainda em janeiro -, além de terem direito a requisitar e participar de reuniões entre líderes e a Mesa Diretora.