Reuniram-se, nesta segunda-feira (14), em Belo Horizonte, o secretário de Estado de Fazenda, Gustavo de Oliveira Barbosa, e servidores da Secretaria do Tesouro Nacional a fim de dialogar a respeito da renegociação da dívida do Estado de Minas Gerais. Ainda liderada pelo ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco, a equipe econômica do governador Romeu Zema (Novo) iniciara as conversas com técnicos do grupo econômico do ministro da Economia, Paulo Guedes, durante a transição governamental. Conforme dados da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Economia referentes a 2017, divulgados em novembro último, no Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais, o montante de endividamento do Estado de Minas com a União chega a R$ 84,7 bilhões; segundo a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), a dívida é, atualmente, calculada em R$ 87,6 bilhões, valor corrigido em dezembro.
Conforme Barbosa, em vídeo divulgado nas redes sociais de Zema, membros do Ministério da Economia vão “fazer um levantamento das informações econômicas e financeiras” do Estado de Minas. “Isso faz parte do processo do plano de recuperação fiscal. Eles vão entender as contas de Minas e, com isso, nos auxiliar a construir um plano que consiga reequilibrar as finanças do Estado.” Em entrevista ainda em novembro, o governador projetara a adoção de medidas de austeridade como contrapartidas a melhores condições de juros cedidas pela União no processo de renegociação. Questionada pela reportagem a respeito de tais contrapartidas, a assessoria da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) informou que “ainda estão em análises as eventuais contrapartidas para adesão do Estado ao programa de renegociação da dívida com a União”. A partir das informações repassadas aos técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional, as principais medidas estaduais para a renegociação serão definidas. Novas reuniões acontecerão nesta semana.

