O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) divulgou uma lista de recomendações para candidato(a)s às prefeituras e câmaras municipais a fim de evitar aglomerações e garantir a segurança contra a Covid-19 nas eleições do próximo domingo (15).
A assessoria do TRE-MG informou que um ofício contendo as orientações, assinado pelo presidente Alexandre Victor de Carvalho, foi encaminhado a todos os partidos políticos. O documento determina a proibição de distribuição de material impresso e a obrigatoriedade do uso de máscara, cobrindo nariz, boca e queixo.
Ainda como medida de segurança, não será permitida a retirada da máscara no local de votação. Por isso, estão proibidas atividades como alimentação e bebidas nestes espaços. Também é aconselhável levar a própria caneta para a assinatura de documentos.
Prevenção ao coronavírus
O TRE-MG solicita que o(a) candidato(a) evite levar acompanhantes ao local de votação; não tenha contato físico com eleitores e mesários; e mantenha distância mínima de um metro das pessoas. “Apenas serão admitidos nas seções eleitorais e nas juntas eleitorais membros de partidos credenciados para atuarem como fiscais, delegados e candidatos”, afirma o documento.
Para maior proteção, os partidos devem evitar designar fiscais com idade acima de 60 anos ou com outros fatores de risco à Covid-19.
O ofício destaca que o presidente da mesa receptora de votos é a autoridade máxima na seção eleitoral e “ele só permitirá a entrada no local de quem vota ali e de fiscais credenciados pelos partidos, observando a capacidade máxima para que seja possível manter distância de, pelo menos, um metro entre cada pessoa”.