Ícone do site Tribuna de Minas

Funcionários da Fundação HU entram em greve

PUBLICIDADE

Cerca de 600 funcionários da Fundação de Apoio ao Hospital Universitário (FHU) da UFJF entraram em greve nesta sexta-feira (12) por tempo indeterminado. A decisão aumenta a preocupação com relação ao atendimento e serviços prestados pelas duas unidades do Hospital Universitário (HU), localizadas nos bairros Santa Catarina e Dom Bosco, já que os técnicos administrativos da universidade também estão paralisados desde o dia 28 de maio.

De acordo com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde, os profissionais da FHU têm enfrentado atraso no pagamento de salários desde o ano passado e, neste mês, não há previsão de quando receberão. O presidente da entidade, Anderson Stehling diz que as informações recebidas até o momento são preocupantes. “De acordo com o Ministério da Saúde, não há perspectiva de quando serão feitos os pagamentos. É um absurdo ter que fazer greve para receber.” Uma reunião entre representantes do sindicato e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra os hospitais universitários da cidade, está agendada para a próxima segunda, dia 15 de junho.

PUBLICIDADE

O superintentede do HU/UFJF, Dimas Augusto Carvalho de Araújo, afirmou que o pagamento dos funcionários da fundação é realizado com recursos do Fundo Nacional de Saúde. “Este mês o repasse atrasou, mas a informação é que deve ser realizado a qualquer momento.” Ele confirmou que outros atrasos já ocorreram, mas que os motivos não foram explicados.

PUBLICIDADE

Em nota, a UFJF reiterou que a greve irá alterar a rotina do hospital. “A Unidade Dom Bosco irá atender todas as consultas e exames já agendados. Novos atendimentos, porém, não estão sendo marcados. Já a Unidade Santa Catarina está atuando com 30% de sua capacidade, conforme previsto em lei. As exceções são os setores de Doenças Infecto Patológicas (DIP), Hemodiálise, Oncologia e Transplante de Medula Óssea, que não têm limite estipulado de atendimento.

Sair da versão mobile