Ícone do site Tribuna de Minas

Comsea-JF repudia atos antidemocráticos em Brasília

golpistas
PUBLICIDADE

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Juiz de Fora (Comsea-JF) divulgou nota nesta quinta-feira (12) manifestando “veemente repúdio aos atos fascistas e antidemocráticos” ocorridos em Brasília no último domingo (8). Matéria publicada pela Tribuna na quarta mostrou que Joanita de Almeida, vice-presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), com mandato entre 2021 e 2025, estava na lista com 412 nomes de pessoas presas na capital, divulgada pelo Governo do Distrito Federal. Joanita também é integrante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), preside a Associação Brasileira de Apoio às Entidades Beneficentes e é responsável pela Associação Assistencial Derlando Ferreira Fernandes, que tem contrato ativo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) na prestação de serviço a creches no município. A prisão dela foi divulgada primeiramente pelo site “O Pharol” e confirmada pela Tribuna de Minas.

“O Comsea-JF é um conselho municipal instituído por lei e com ampla representação da sociedade juiz-forana. Sua função institucional é contribuir e acompanhar a implementação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional. Trata-se de ambiente em que as divergências de opinião são naturais, mas sempre com respeito ao Estado de direito e à democracia brasileira”, destacou a entidade. “Fica claro que a própria existência deste conselho é incompatível com as lastimáveis atitudes fascistas ocorridas no último domingo, na capital federal”, complementou a nota, assinada pela presidente do Comsea-JF, Maria Geralda de Souza Lopes.

PUBLICIDADE

Ainda segundo ela, diante da notícia veiculada na imprensa de que um de seus conselheiros estaria envolvido nas agressões ao patrimônio público e aos símbolos da República, “se assim confirmado, tal pessoa não o fez em nome deste conselho, e nem mesmo deveria estar aqui presente, ainda que representando uma entidade da sociedade civil organizada, por demonstrar a sua completa incongruência com os valores que norteiam atuação do Comsea/JF”.

PUBLICIDADE

Na quarta, a PJF pontuou que a Associação Assistencial Derlando Ferreira Fernandes é uma entidade de natureza é jurídica e, por isso, não pode ser confundida com atitudes e opiniões individuais de pessoas que venham a integrar o seu quadro. O Executivo ressaltou não possuir vínculo jurídico ou político com Joanita e enfatizou que, caso acusada, a participação dela em entidades privadas e conselhos municipais sofrerá consequências.

Outro envolvido

Desde quarta-feira, circula nas redes socais vídeo de outro juiz-forano supostamente envolvido nos atos terroristas em Brasília. Nas imagens, o homem conta ter conseguido chegar a Juiz de Fora na quarta e ter sido intimado no mesmo dia pela Polícia Federal. A Tribuna solicitou ao órgão o desdobramento do caso e um balanço sobre a situação de juiz-foranos relacionados aos ataques, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile