Ícone do site Tribuna de Minas

Vereador quer ampliar número de ‘parcães’ em JF

Ex-diretor do Demlurb, o vereador Marlon Siqueira (PMDB) apresentou nesta quinta-feira (12) projeto de lei que pretende regulamentar a destinação de áreas voltadas para a recreação de cães, os denominados "Parcão"(Foto: Fernando Priamo 12-01-2017)
Ex-diretor do Demlurb, o vereador Marlon Siqueira (PMDB) apresentou nesta quinta-feira (12) projeto de lei que pretende regulamentar a destinação de áreas voltadas para a recreação de cães, os denominados “Parcão”(Foto: Fernando Priamo 12-01-2017)
PUBLICIDADE

Ex-diretor do Demlurb, o vereador Marlon Siqueira (PMDB) apresentou nesta quinta-feira (12) projeto de lei que pretende regulamentar a destinação de áreas voltadas para a recreação de cães, os denominados “Parcão”, em parques, praças e outros espaços públicos. De acordo com a redação da matéria que inicia tramitação pelas comissões da Câmara, os espaços permitirão que os animais, sob a vigilância de seus responsáveis, circulem soltos. Para isso, contudo, haverá alguns regramentos. O cão deverá estar identificado, vermifugado e com a vacinação e controle de pulgas e carrapatos em dia. A presença de animais considerados “antissociais” se darão mediante equipamentos de segurança, como focinheiras. A proposição ainda autoriza ao Poder Executivo a implementar novos “parcães”, a exemplo dos que existem nos bairros Bom Pastor e São Mateus.

“Os benefícios de passear com um cão, em locais adequados e exclusivos para recreação desses animais, vão além da saúde: na prática, os cães promovem a integração e a interação entre as pessoas, tornando-as mais sociáveis.”, afirma Marlon na justificativa do dispositivo. O vereador também protocolou requerimento solicitando que a Prefeitura realize estudo para a identificação de locais públicos, praças e parques que possuam espaço que apresente potenciais e estruturas suficientes para acomodar novas unidades dos chamados “parcães”. “Instalando espaços como esses em outras praças, em outros bairros, o município propicia mais espaços de convivência entre humanos e também incentiva a adoção e a posse responsável de animais”,defende o peemedebista.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile