Ícone do site Tribuna de Minas

Lula cita Margarida Salomão como opção do PT ao Governo de Minas em 2026

Lula cita Margarida Salomão como opção do PT ao Governo de Minas em 2026

(Foto: Felipe Couri)

PUBLICIDADE

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), citou a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), como um dos nomes cotados para disputar o Governo de Minas em 2026. Em um trecho da entrevista exclusiva concedida ao Estado de Minas publicado nesta quinta-feira (11), Lula disse que o partido “não tem pressa” para definir o candidato e reafirmou que ainda tenta convencer o senador Rodrigo Pacheco (PSD) a aceitar a missão.

Lula insiste em Pacheco

PUBLICIDADE

No trecho da entrevista publicado, Lula relembrou as tentativas de persuadir Rodrigo Pacheco a encabeçar um projeto estadual. “Eu aprendi a gostar do Pacheco. Acho ele uma pessoa extremamente competente. […] Eu até disse para o Pacheco: cara, eu estou te pedindo para você me ajudar a ganhar as eleições para presidente da República. Você será governador do segundo estado mais importante do Brasil.”

Segundo o presidente, Pacheco relutou, mas Lula afirma que não desistiu. “Ele pensa que eu desisti. Eu não desisti.”

Nomes alternativos incluem Margarida Salomão e prefeita de Contagem

Questionado sobre outras alternativas, Lula citou diferentes possibilidades dentro do PT e da base aliada. “Nós temos Juiz de Fora e temos Contagem. São duas prefeitas muito importantes.”

PUBLICIDADE

Lula também mencionou o ex-prefeito Alexandre Kalil, apoiado por ele em 2022, e o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (Tadeuzinho, MDB). “Não tenho pressa”, disse Lula. “Quem tem pressa come cru. Eu vou esperar o tempo passar.”

Contexto político

PUBLICIDADE

O PT busca fortalecer palanques nos maiores colégios eleitorais do país, e Minas Gerais, sendo o segundo maior colégio eleitoral, é considerado decisivo para a reeleição de Lula em 2026. A sigla não ganha eleição para o governo do estado desde 2014.

Em nota enviada à Tribuna, a prefeita Margarida Salomão afirma que “se sente muito honrada com a referência, mas mantém o compromisso de concluir o mandato em 2028”.

Sair da versão mobile