Ícone do site Tribuna de Minas

Manifestantes protestam no Dia Nacional de Greve

PUBLICIDADE

17h58 – Manifestação será encerrada em frente à Escola Normal.

Foto: Fernando Priamo

 17h54 – Ato fez uma pausa na esquina das avenidas Getúlio Vargas e Itamar Franco. Manifestantes se concentram na Escola Normal, e trânsito foi liberado.

17h41 – Passeata segue pela Avenida Getúlio Vargas, sentido praça Antônio Carlos, fechando a pista da esquerda da via. A pista dos ônibus está liberada. Ato segue pacífico, com gritos e cantos em defesa do direito de minorias, condenando o machismo, o racismo e a LGBTTIfobia.

PUBLICIDADE
Foto: Fernando Priamo

17h11 – A Polícia Militar acompanha o movimento, e o trânsito na Avenida Rio Branco está fechado com a passagem dos manifestantes

17h05 – Os manifestantes começam a se deslocar novamente em passeata contra a PEC pelas ruas centrais. Eles seguirão pela Avenida Rio Branco, entrando na Rua Floriano Peixoto, Avenida Getúlio Vargas e finalizando o ato na Praça Antônio Carlos.

PUBLICIDADE

16h26 – A expectativa é de nova passeata pelas ruas centrais, sendo que o trajeto deve ser definido em conformidade com o número de pessoas.

16h21 – Nesta tarde, o ato foi convocado pelo Sindicato dos Professores (Sinpro) e a Frente Brasil Popular, composta por partidos de esquerda e movimentos sociais. Pela manhã o ato foi realizado pelo PSTU e entidades sindicais como a Apes e o Sintufejuf. Movimentos de ocupação da Reitoria e também das escolas estaduais e federais integram os dois atos.

PUBLICIDADE
Foto: Fernando Priamo

16h17 – Estudantes, professores e trabalhadores de diferentes categorias voltaram a se reunir agora à tarde em frente à Câmara Municipal em mobilização contra a PEC do teto, a reforma do ensino médio e a escola sem partido. O ato reúne aproximadamente 300 pessoas e se soma às mobilizações do Dia Nacional de Greve, convocado por movimentos e entidades sindicais.

_______

12h32– O ato foi encerrado na Praça Antônio Carlos por volta de 12h30. Alguns manifestantes já começam a dispersar.

PUBLICIDADE

12h29– Os manifestantes acabaram de chegar à Praça Antônio Carlos. O trânsito na Getúlio Vargas ficou parado por cerca de 10 minutos para os manifestantes se deslocarem.

12h13-Manifestantes mudaram o trajeto anunciado e desceram o Calçadão,  indo direto para a Avenida Getúlio Vargas. Neste momento, eles ocupam as três pistas da Avenida e gritam “Se empurrar o temer cai”.

PUBLICIDADE

11h54-Os manifestantes saem agora para passeata nas ruas do Centro. O trajeto será: Avenida Rio Branco, Rua Floriano Peixoto e Avenida Getúlio Vargas, finalizando na Praça Antônio Carlos.

11h20-Começam as falas contra as reformas da educação, as medidas econômicas e reforçando a mobilização em favor de uma greve geral. Após as falas de representantes de entidades, movimentos sindicais, de ocupação e coletivos, eles devem sair novamente em passeata pelas ruas do Centro.

10h57- No Parque Halfeld, são centenas de  trabalhadores e estudantes reunidos agora, em um ato que deve ser marcado por falas em defesa de uma greve geral contra as medidas econômicas adotadas pelo Governo Temer e também de cortes e reformas na educação.

10h47-Nas escadarias da Câmara Municipal, trabalhadores já estão reunidos e agora recebem os estudantes da ocupação.

10h45- A passeata dos estudantes, que também conta com o apoio de professores e técnicos, chega agora ao Parque Halfeld.

10h39- Os estudante estão atravessando agora a Rio Branco, entrando na pista sentido Parque Halfeld; trânsito na Avenida Itamar Franco deve ser liberado em alguns instantes. Motoristas que seguem pela Avenida Rio Branco sentido Centro devem buscar vias alternativas para evitar retenções.

10h25- Ato toma as duas faixas da pista sentido Praça Antônio Carlos. PM orienta motoristas a seguirem por ruas do Bairro São Mateus.

10h11– O movimento desce agora a Rua  Monsenhor Gustavo Freire, no Bairro São Mateus, Zona Sul. O trânsito no Bairro Dom Bosco já está sendo normalizado,  inclusive com acessos liberados para a Avenida Olegário Maciel, no Paineiras.

9h58- Manifestantes seguem cantando em resistência contra a PEC e o governo Temer. Eles distribuem panfletos aos moradores e recebem  apoio nas portas de algumas casas. Além dos gritos contra as medidas econômicas, os universitários também clamam pela garantia dos direitos sociais, como a educação, chamando a atenção ainda para o respeito à igualdade de gênero, a luta contra o machismo e a LGBTTIfobia.

(Foto: Olavo Prazeres 11-11-2016)

 

9h55- Neste momento, o trânsito está lento  na subida da Itamar Franco e na faixa para quem busca acessar o Bairro Dom Bosco. A rua Vicente Begheli tem retenção para quem segue sentido Centro. No lado oposto,  liberado. A PM está desviando o tráfego de veículos novamente para a Itamar Franco, tanto pela Rua Vicente Begheli, quanto pelo próprio bairro Dom Bosco.

9h44– Os estudantes estão descendo a Rua Vicente Begheli, passando pelo Hospital Monte Sinai em silêncio.

9h41-Trânsito liberado para quem segue sentido Centro pela Itamar Franco. Estudantes seguem agora pelo Dom Bosco. O trânsito no campus será normalizado em alguns minutos.

9h39-Grupo de estudantes chega agora ao pórtico Sul da UFJF, fechando ambas as faixas do anel viário. A pista para retorno, próxima às margens do lago do campus, está liberada, normalizando parte do fluxo de veículos. Muitos motoristas decidem retornar e seguir para o Centro pelo Morro do Imperador.

9h27- Diante do intenso congestionamento, e com orientação da PM, os estudantes seguem pela faixa da esquerda, liberando uma das pistas do campus. A decisão de caminhar por apenas uma das pistas foi tomada em reunião antes do ato. No entanto, há divergências sobre fechar totalmente ou parcialmente.

9h18- Trânsito lento no anel viário para quem segue sentido Centro. Congestionamento de veículos do pórtico Norte até a Faculdade de Educação Física. Manifestantes caminham pelas duas faixas, abrindo parcialmente em alguns momentos.

8h54 – estudantes começaram a se deslocar no sentido Centro. Eles ocupam uma das faixas do Anel Viário da UFJF, no sentido São Pedro Centro. No momento, o movimento paralisa o tráfego de veículos em frente à Faculdade de Letras, bloqueando o trânsito nas duas faixas do anel viário.

(Foto: Olavo Prazeres)

8h50 – Neste momento, a retenção é maior nas proximidades do pórtico Norte. Motoristas que optarem pela Universidade terão que ter paciência, embora o trânsito não esteja completamente paralisado. A PM está no local, acompanhando o ato. Não há registros de confrontos.

Trânsito está lento na UFJF (Foto: Olavo Prazeres 11-11-2016)

8h45 – No momento, os alunos bloqueiam parcialmente a entrada da universidade, fechando o trânsito para veículos por minutos e abrindo em seguida.

 

8h40 – Estudantes universitários se mobilizam em um ato no pórtico Norte da UFJF na manhã desta sexta-feira (11), abrindo as atividades do Dia Nacional de Greve, convocado pelas entidades sindicais. O movimento deixa lento o trânsito no Campus e nas imediações. Participam do ato os estudantes que estão ocupando a Reitoria da UFJF desde o dia 26 de Outubro. No momento, aproximadamente cem alunos estão no local, se manifestando com faixas, cartazes e palavras de ordem contra o presidente Michel Temer (PMDB)  e a PEC 55, que estabelece o teto de gastos públicos para os próximos 20 anos. Logo mais, às 10h, a mobilização estudantil se une às entidades sindicais nas escadarias da Câmara Municipal, onde vão realizar mais um ato. Dentro de alguns minutos, eles vão descer em passeata pela Avenida Itamar Franco, entrando pelo Bairro Dom Bosco, seguindo até o Parque Halfeld.

 

Sair da versão mobile