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PJF lança projeto “Sou JF” para potencializar as capacidades do município

margarida salomao by felipe couri
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Margarida ressaltou que o projeto tem relevância no que diz respeito à construção de uma identidade forte da cidade no Brasil e no mundo (Foto: Felipe Couri)
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Apropriar-se da paixão por Juiz de Fora e propagá-la pelo Brasil e pelo mundo. Essa é uma das metas do projeto “Sou JF”, lançado nesta sexta-feira (11), pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A ação, que pretende cadastrar embaixadores juiz-foranos que moram em outras cidades no Brasil e no exterior, busca formar uma grande rede internacional de conexões entre pessoas nascidas no município ou que se consideram juiz-foranos de coração, de modo a potencializar as capacidades da cidade no que tange os eixos da informação, do turismo, da solidariedade e das oportunidades.

De acordo com o secretário de Comunicação da PJF, Márcio Guerra, o “Sou JF” foi inspirado no modelo dos consulados e embaixadas utilizados por clubes de futebol no Brasil e em outros países.

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“Os embaixadores cadastrados no projeto poderão aconselhar quem é daqui e quer conhecer o exterior, poderão ouvir e contar notícias da cidade e ainda ouvir histórias sobre Juiz de Fora, o que vai servir para matar a saudade de quem não vem à cidade há algum tempo”, ressaltou Márcio, acrescentando que o foco da ação é colocar o município como um lugar de inclusão, integrando, divulgando, promovendo e dando visibilidade para Juiz de Fora.

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Durante o lançamento, a prefeita Margarida Salomão (PT) afirmou que o “Sou JF” é um projeto simpático e importante, uma vez que investe na sociabilidade.

“Estamos em um período em que é tão difícil ser civilizado, tão difícil respeitar os outros. Então é muito importante valorizar o convívio humano, ainda que muitos estejam distantes. Por meio do projeto, eles terão um referência positiva da nossa cidade e sentirão o desejo de se encontrarem com outros juiz-foranos e isso é muito positivo.” A prefeita também ressaltou que o projeto tem relevância no que diz respeito à construção de uma identidade forte da cidade no Brasil e no mundo. “É uma cidade que tem um imenso potencial e, às vezes, se esconde e precisamos mostrá-la para todos, mostrando o quanto a cidade é boa”, disse a prefeita, adiantando que o “Sou JF” irá fazer parte de um programa que ainda será lançado pela PJF e que pretende mostrar Juiz de Fora como um destino de compras, “algo que o município já é e precisa ser potencializado”, avaliou Margarida.

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Como vai funcionar

O “Sou JF” será dividido em consulados, que serão criados em cidades fora do Brasil; e em embaixadas, que serão destinadas aos habitantes de cidades dentro do país. Desta forma, as pessoas que não estão mais em Juiz de Fora poderão recuperar os vínculos com a cidade. As ações do projeto serão focadas, principalmente, nas redes sociais da PJF.

Outros pontos centrais do projeto são o da solidariedade e o da oportunidade de integração entre os juiz-foranos. Por meio do “Sou JF”, espera-se que seja formada uma rede de conexões e solidariedade, para uma mobilização nacional e internacional em campanhas das mais diversas ordens, como doações de agasalhos e alimentos e oportunidades de emprego.

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A iniciativa também prevê que os membros de embaixadas e consulados poderão ajudar outros juiz-foranos que estejam visitando suas cidades. Eles vão receber os visitantes e apresentá-los à realidade do local em que residem. Dessa forma, além da possibilidade de auxiliarem com dicas de passeios e visitas turísticas, haverá, por exemplo, a possibilidade de troca de informações sobre oportunidades de cursos, empregos e negócios entre os juiz-foranos.

Portal e redes sociais

Também foi criado um site especial para as divulgações das notícias da campanha, reunindo também as postagens feitas nas redes sociais da PJF. Um Instagram exclusivo para o projeto também servirá como agregador das ações desenvolvidas dentro do “Sou JF”. Canais de comunicação no Telegram e no WhatsApp vão ser criados para facilitar a interação entre os integrantes.

O “Sou JF” é fruto do diálogo entre a Secretaria de Comunicação e a Secretaria de Turismo, mas irá contar com a contribuição de todas as pastas da PJF. Conforme o secretário Márcio Guerra, o projeto já contava com 40 pessoas cadastradas de diversos lugares, como Tóquio, Seul, Los Angeles, Berlim, Congo, Lisboa, Luanda e Flórida, entre outros.

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Durante o lançamento, foram exibidos vídeos dos já cadastrados, como o estudante Jefferson Martins, que mora em Seul, na Coreia do Sul, no qual ele destacou sua saudade por Juiz de Fora, onde morou durante muito tempo. “Tenho a cidade em um lugar muito especial no meu coração, pois tenho amigos incríveis e onde tive momentos maravilhosos. Com certeza, é uma cidade a qual tenho vontade de revisitar”, disse. Para ser embaixador do projeto no Brasil ou no exterior e ter mais informações, a PJF disponibilizou o site pjf.mg.gov.br/sou-jf/, onde é possível encontrar o formulário de inscrição.

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