Militantes da Frente Brasil Popular Juiz de Fora e Zona da Mata se reuniram na Praça da Estação, no Centro de Juiz de Fora na noite desta sexta-feira (10), em protesto contra o Governo do presidente interino Michel Temer (PMDB). De acordo com a Polícia Militar, cerca de 150 pessoas participaram do ato. Já a organização estimou 300 manifestanates. O protesto ‘Fora Temer’, que ocorre também em vários pontos do país, aponta o atual mandatário de “golpe nos direitos dos trabalhadores” e de retrocesso em avanços conquistados nos últimos anos. Partidários do PT, PC do B e do PCB se revezaram nos discursos, com palavras de ordem e de enfrentamento ao novo Governo.
Estiveram presentes os vereadores Roberto Cupolillo (Betão, PT) e Wanderson Castelar (PT) e também o secretário-adjunto de Direitos Humanos, Biel Rocha. A deputada federal Margarida Salomão não esteve presente por estar participando de um encontro da Associação Nacional de Pós-Graduandos em Belo Horizonte.
Nas falas, as lideranças políticas denunciaram a supressão de direitos em medidas já sinalizadas por Temer, como a reforma da Previdência, cortes de programas sociais e a desvinculação dos orçamentos da educação e da saúde. Também afirmam que há arrocho dos direitos dos trabalhadores, além da criminalização e perseguição aos movimentos sociais.