O primeiro dia de horário eleitoral gratuito na TV dos candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) trouxe, nesta sexta-feira (9), apenas peças publicitárias de quatro dos sete postulantes com direito ao tempo do bloco transmitido das 13h às 13h10. Ao passo que Ione Barbosa (Republicanos), Sheila Oliveira (PSL) e Wilson Rezato (PSB) buscaram apresentar as respectivas trajetórias ao eleitorado juiz-forano, Margarida Salomão (PT), pela quarta vez consecutiva no páreo em busca de ocupar o Executivo, aproximou-se mais do centro político ao mobilizar uma discurso mais conciliatório em peça narrada pela própria candidata. Já Fernando Elioterio (PCdoB), Lorene Figueiredo (PSOL) e Marcos Ribeiro (Rede) – com, respectivamente, 19, 19 e 16 segundos em cada um dos dois blocos diários de dez minutos – não tiveram propagandas exibidas, o que levou o restante do tempo a ser ocupado por peças da própria Justiça Eleitoral.
A primeira peça exibida nesta sexta foi da coligação “Nossa cidade em boas mãos” – composta por Republicanos e PSDB -, encabeçada por Ione Barbosa. Com um minuto e 47 segundos disponíveis, Ione se apresentou aos juiz-foranos, uma vez que a candidatura à PJF é a primeira empreitada eleitoral da delegada licenciada da Polícia Civil. Durante a propaganda, Ione detalha a própria trajetória profissional, que, segundo ela, começou aos 13 anos, quando “vendia cosméticos e assinatura de revistas”, até chegar à Polícia Civil, passando pela Procuradoria Geral do Município de Juiz de Fora. As relações familiares da candidata também ganharam alguns segundos: tanto marido, filhos e mãe quanto uma amiga de infância de Ione aparecem nos quadros.
A propaganda da coligação “Juiz de Fora vale a pena”, encabeçada pela deputada federal Margarida Salomão (PT), mas composta ainda pelo PV, foi a segunda transmitida no horário eleitoral gratuito. Derrotada no 2º turno nas eleições de 2008, 2012 e 2016, a candidata investiu em tom conciliatório ao abrir a propaganda com um convite ao eleitor: “Que, a partir de hoje, a gente pare de se separar pelas diferenças”. Durante a peça de um minuto e 14 segundos, Margarida já sinaliza quais são as principais propostas do plano de governo petista, como mobilidade urbana, zeladoria e geração de empregos. Apesar de narrar a propaganda, Margarida aparece por poucos segundos, uma vez que a maior parte do vídeo traz imagens externas. Ao concluir, a candidata reforça o discurso mais direcionado a eleitores indecisos: “Faremos uma nova cidade, não com o que nos separa, mas com o que nos une.”
Apesar de concorrer à Prefeitura pela segunda vez, o empresário Wilson Rezato (PSB), candidato da coligação “Juiz de Fora é meu amor” – composta ainda por DEM, PL, PSD e Cidadania -, além de se apresentar aos juiz-foranos, valoriza a ideia de futuro ao utilizar imagens de crianças. “Eu quero ver o brilho nos olhos de cada criança juiz-forana”, afirmou Wilson. Ele manteve a postura de buscar uma aproximação com eleitores de baixa renda ao detalhar a infância, quando, conforme o próprio empresário, “teve grandes dificuldades e estudar era um grande desafio, uma vez que tinha que caminhar quatro quilômetros e meio para ir à escola”. Assim como Margarida, Wilson, que tem dois minutos e 44 segundos em cada um dos blocos, narra o texto aparecendo apenas por alguns segundos ao conversar diretamente para o eleitor.
Postulante com o maior tempo nos blocos diários – três minutos e 15 segundos -, a deputada estadual Sheila Oliveira (PSL), assim como Ione e Wilson, apresentou-se ao eleitorado juiz-forano, já que é a primeira eleição em que se candidata a um cargo do Executivo. A peça mostrou um formato diferente: dois apresentadores falavam sobre Sheila. Após se eleger em 2016 como vereadora, logo em 2018, no meio do mandato, conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), trajetória política que foi lembrada. Além de muitas imagens externas, a propaganda trouxe quadros com manchetes sobre o trabalho de Sheila ainda à época da Polícia Civil. A candidata ainda apareceu em três momentos diferentes, buscando estabelecer uma interlocução com o eleitor. A propaganda reproduziu o refrão do jingle da campanha, lançado na última quinta: “Vamos lá, minha Juiz de Fora, caminhar na luz da esperança. Vem cantar, o nome dela é Sheila. Sheila: o nome da mudança.”
No rádio
O tom adotado pelos candidatos no primeiro dia do horário eleitoral gratuito no rádio foi bastante similar ao observado na TV. A maioria deles focou em se apresentar ao eleitorado e abordar suas trajetórias pessoais. Diferenças no modelo foram mais visíveis nas peças de Margarida e Sheila, que se ateram mais ao formato radiofônico, com o uso de locutores e, até mesmo, “reportagem de rua”, no caso de Sheila. Ao menos no bloco de dez minutos veiculado entre 12h e 12h10, foi publicada a peça de Fernando Elioterio. Com um tempo de 19 segundos, o candidato, juntamente com o candidato a vice-prefeito da chapa pura do PCdoB, Wellington Alves, pediu que os eleitores seguissem suas redes sociais. “Nosso tempo é curto, mas as ideias são muitas e são boas.” Assim como na TV, as publicidades de Lorene Figueiredo e Marcos Ribeiro não foram veiculadas e foram preenchidas por áudio da Justiça Eleitoral.
PSOL e PCdoB prometem presença no segundo bloco
Dos sete candidatos aptos a enviar peças publicitárias para a veiculação no horário eleitoral gratuito, Fernando Elioterio (PCdoB), Lorene Figueiredo (PSOL) e Marcos Ribeiro (Rede) não tiveram publicidade alguma transmitida. Conforme explicado por Elioterio à Tribuna, “o PCdoB não recebeu oficialmente a convocatória para a reunião do plano de mídia realizada em 2 de outubro”, ocasião em que houve a distribuição do tempo de TV e rádio para as candidaturas postas na corrida pela PJF, o que teria atrasado o processo de produção. Já Lorene atribui a ausência no horário eleitoral gratuito a “problemas técnicos e dificuldades encontradas no processo de divulgação”. Contudo, haveria veiculação ainda nesta sexta, no bloco entre 20h30 e 20h40.
Em nota, a campanha de Fernando Elioterio explica que, como é a primeira experiência de candidatura majoritária do PCdoB em Juiz de Fora, tudo é muito novo, logo as orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seriam muito importantes. “Tomamos conhecimento da reunião (de plano de mídia) na matéria de domingo (4) na Tribuna. Solicitamos na segunda-feira cedo ao advogado que pedisse esclarecimentos e obtivesse a documentação necessária. A partir daí, iniciamos a produção do programa e das inserções. Nos deparamos, assim como outros partidos, com a necessidade de envio em nova formatação dos arquivos e não estávamos conseguindo uma produtora que fizesse, o que gerou atraso no envio. (…) Mas, nesta sexta à noite (9), já teremos o programa e salientamos a importância do espaço, visto que sendo uma candidatura sem coligação, temos um tempo pequeno, mas fundamental para que a população possa conhecer a nossa campanha e conhecer um pouco de nossas propostas.”
A campanha de Lorene Figueiredo, também em nota, aponta que, apesar de gratuito, o horário eleitoral envolve uma série de custos que podem gerar impedimentos para campanhas que trabalham de forma independente. “Acreditamos que os processos burocráticos e as taxas financeiras que as campanhas precisam pagar dificultam o bom desenvolvimento do jogo democrático – principalmente para partidos que não aceitam doações de empresários e, por isso, atuam com menos recursos financeiros em suas campanhas. Além disso, o fundo partidário foi liberado com atraso e isso impactou negativamente diversos partidos menores. Para além das considerações, comunicamos que a peça será veiculada no segundo bloco desta sexta com um material desenvolvido com uma estética ética e produzido por meio do Gabinete de Afeto, formado por comunicadores voluntários que estão auxiliando o PSOL de forma gratuita no desenvolvimento da campanha.”
A Tribuna aguarda ainda resposta do candidato Marcos Ribeiro sobre a não veiculação de propaganda no horário eleitoral gratuito. Somente os candidatos Aloizio Penido (PTC), Eduardo Lucas (DC), Marco Felício (PRTB) e Victória Mello (PSTU) não têm tempo de horário eleitoral gratuito.