Ícone do site Tribuna de Minas

Pimentel tem 38% e venceria em primeiro turno

PUBLICIDADE

O candidato do PT ao Governo de Minas, Fernando Pimentel, abriu 19 pontos de vantagem sobre o segundo colocado na disputa pelo Governo estadual, em pesquisa de intenção de voto realizada pelo instituto Vox Populi. A pesquisa foi feita a pedido do comitê financeiro do Partido dos Trabalhadores (PT). Pimentel está com 38%, contra 19% do candidato Pimenta da Veiga (PSDB). Os números dão vitória ao petista em primeiro turno, visto que Tarcísio Delgado, que disputa pelo PSB, tem 3% das intenções de voto. Fidélis Alcântara (PSOL), Eduardo Ferreira (PSDC), Túlio Lopes (PCB) e Cleide Donária (PCO) totalizam, juntos, outros 3%. A soma de todos os adversários de Pimentel atinge 25% dos entrevistados, o que ainda garante 13 pontos de frente para o candidato do PT. Num eventual segundo turno, a diferença de Pimentel para Pimenta da Veiga seria ainda maior. O líder das pesquisas aparece com 44% das intenções de voto, contra 23% do tucano.

Entre os entrevistados, 24% não souberam responder ou não sabem em quem irão votar. Já os votos brancos ou nulos chegam a 13%. Em sua página na internet, o candidato comentou a pesquisa e afirmou que os números mostram “o reconhecimento ao trabalho que tem sido feito”, de “ouvir as mineiras e os mineiros de todas as regiões do estado”. “É um reconhecimento ao que já fizemos por Minas e à nossa campanha, que tem percorrido o estado para ouvir a população. Me sinto feliz, mas lembro sempre que pesquisas são retratos do momento”, observou. O petista, no entanto, fez questão de ressaltar a importância de não se considerar o resultado como vitória antecipada, a fim de manter aquecida a militância.

PUBLICIDADE

Como esta é a primeira aferição do Vox Populi em Minas, não há números anteriores para comparação. A assessoria da campanha tucana também se posicionou nesta terça-feira (9). Disse que não comentaria a pesquisa, uma vez que o levantamento foi realizado a pedido do próprio PT. O PSDB trabalha oficialmente com os números do Datafolha, que, nos últimos dias 2 e 3 de setembro, apontou vantagem de oito pontos para a candidatura do PT, que lidera com 32%. A assessoria de Pimenta ressaltou, ainda, que os trackings internos realizados pela campanha apontam diferença menor do que a da última pesquisa Datafolha. Planalto e Senado Na corrida ao Senado, o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) lidera com 41% das intenções de voto, contra 14% de Josué Alencar (PMDB). Os demais candidatos somam 5%. Os que mencionaram brancos e nulos foram 13%, e 26% disseram que não sabem ou preferiram não responder.

PUBLICIDADE

A pesquisa ouviu também os eleitores sobre a disputa presidencial. Dilma Rousseff (PT) lidera em Minas com 33%. Em seguida estão o senador e ex-governador do estado, Aécio Neves (PSDB), com 25%, e Marina Silva (PSB), com 23%. Dada a margem de erro, o cenário é de empate técnico no segundo lugar. Em um eventual segundo turno, Dilma seria reeleita na disputa com Aécio, com 44% dos votos. O tucano aparece com 39%. Já contra Marina, a pesquisa mostra a presidente e a ex-ministra empatadas com 42% dos votos. O instituto Vox Populi ouviu 2.400 eleitores em 127 municípios mineiros, entre sábado e segunda-feira. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança está estimado em 95%.

Sair da versão mobile