Ícone do site Tribuna de Minas

Conselho de Ética da Câmara vai julgar afastamento de deputados amotinados; veja os 21 membros

Conselho de Ética da Câmara vai julgar afastamento de deputados amotinados; veja os 21 membros
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados/CP
PUBLICIDADE

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados será responsável por conduzir o processo disciplinar contra parlamentares que participaram do motim promovido pela oposição com o objetivo de interromper as atividades do plenário. Composto por 21 membros, o colegiado é presidido por Fábio Schiochet (União-SC) e tem maioria formada por partidos do Centrão (MDB, União, PP, PSD, Republicanos e Podemos), que somam 11 cadeiras.

Após reunião da Mesa Diretora, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), indicou que poderá propor a suspensão de mandato por até seis meses para cinco deputados: Marcos Pollon (PL-MS), Marcel van Hattem (Novo-RS), Júlia Zanatta (PL-SC), Zé Trovão (PL-SC) e Camila Jara. O caso desta última será analisado em processo separado, por se tratar de acusação de agressão feita pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), a qual ela nega. Outros parlamentares envolvidos devem receber apenas advertências.

PUBLICIDADE

A Secretaria-Geral da Mesa encaminhou todas as representações à Corregedoria da Câmara, chefiada pelo deputado Diego Coronel (PSD-BA), que deverá se reunir com Motta na segunda-feira (11) antes de remeter os casos ao Conselho de Ética.

Quando as representações chegarem ao colegiado, será feito um sorteio para definir o relator, a partir de uma lista tríplice formada por integrantes que não sejam do mesmo Estado, partido ou federação do parlamentar investigado.

O PL é a legenda com maior número de representantes no Conselho (quatro titulares). Em seguida, a federação PT-PCdoB-PV conta com três parlamentares. MDB, União, PP, PSD e Republicanos possuem duas cadeiras cada, enquanto Podemos, PSOL, PSDB, Cidadania e PDT têm um assento.

Membros do Conselho de Ética

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe, com informações do Estadão Conteúdo

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile