Ícone do site Tribuna de Minas

Decreto que restringe fluxo de veículos de carga será publicado nesta terça

caminhao de carga felipe
Caminhões de carga terão circulação restringida em determinadas vias da cidade (Foto: Felipe Couri)
PUBLICIDADE

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vai publicar, nesta terça-feira (8), um decreto para regulamentar o fluxo de veículos de carga nas vias urbanas de Juiz de Fora. Os detalhes do novo regramento ainda não foram apresentados, mas, em vídeo divulgado nas redes sociais, a prefeita Margarida Salomão (PT) e o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Tadeu David, comentaram brevemente a iniciativa. Em termos gerais, o decreto deve restringir a circulação de caminhões de grande porte em algumas ruas da cidade, definindo áreas de transbordo, para que estes veículos possam dissipar suas cargas para caminhões menores.

“É uma regulamentação necessária neste momento, para que a gente possa ter uma cidade com uma mobilidade que sirva a todos. Caminhões trucados, caminhões muito pesados, transitando no Centro da cidade, impedem as pessoas de transitarem. O decreto prevê uma série de restrições. São restrições máximas, médias e leves, em que veículos serão impedidos de transitar. Ao mesmo tempo, criaremos condições de termos uma central de transbordo, onde esses caminhões poderão estacionar e despejar as suas cargas para que outros caminhões menores façam esse transporte na cidade de Juiz de Fora”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana.

PUBLICIDADE

Ainda de acordo com Tadeu David, as restrições não irão impactar “negativamente no comércio e nos negócios da nossa cidade”. Segundo ele, as novas regras vão garantir que “esses produtos cheguem de forma segura aos estabelecimentos comerciais de Juiz de Fora”. Ao comentar a edição do decreto, a prefeita Margarida Salomão (PT) também defendeu a medida como necessária. “Está mais do que na hora de disciplinar o transporte de cargas na área urbana do nosso município. Nós precisamos fazer isso tanto por razões de mobilidade como também porque é necessário determinar em que vias podem trafegar caminhões de muita carga.”

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Circulação de veículos de grande porte seria uma das razões pelas quais o Município tem enfrentado problemas como buracos (Foto: Felipe Couri)

Novas regras entram em vigor em 60 dias

Segundo a prefeita, a circulação de veículos de grande porte seria uma das razões pelas quais o Município tem enfrentado problemas como a recorrência de buracos na pavimentação de ruas e avenidas da cidade. Nem todas, para Margarida, estão preparadas para receber o fluxo de caminhões muito pesados. “Então, nós estamos editando um decreto, que vai ser o Decreto 15.592. Esse decreto disciplina onde e como poderão circular os veículos de carga da cidade. Ainda de acordo com a prefeita, após a publicação do decreto, as novas regras entram em vigor no prazo de 60 dias.

PUBLICIDADE

“As pessoas vão poder se adaptar nessas próximas oito semanas. Inclusive, são semanas de muito movimento no comércio de fim do ano”, afirma a prefeita. Margarida reforçou ainda que “as empresas de carga vão encontrar áreas de transbordo”. No caso, ela se refere a áreas em que os caminhões de grande porte, que terão sua circulação proibida em algumas vias urbanas da cidade, poderão estacionar para que suas cargas sejam distribuídas para “veículos mais compatíveis com o trânsito urbano”. A medida será tomada, segundo a prefeita, “em diálogo com as organizações dos transportadores, com as organizações representativas do comércio e da indústria”.

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile